CNBC
Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Emirados, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, caminham no Kremlin após suas conversas em Moscou em 7 de agosto de 2025.

CNBC Rússia e Emirados Árabes Unidos reforçam laços comerciais e testam limites dos EUA

Tarifas do Trump

Dólar segue estável com leve alta; juros, tarifaço e China impactam mercado financeiro

Publicado 07/08/2025 • 13:26 | Atualizado há 5 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • Cenário é influenciado pelo desempenho dos futuros juros e pela elevação dos rendimentos dos Treasuries;
  • Scott Bessent, secretário do Tesouro nos Estados Unidos, disse que "US$ 300 bilhões é um bom começo" para a arrecadação com tarifas;
  • No Brasil, o IGP-DI registrou queda de 0,07% em julho, após recuo de 1,80% em junho, resultado acima do esperado pelo mercado.

O dólar se manteve próximo à estabilidade frente ao real, apresentando uma leve alta, influenciado pelo desempenho dos futuros juros e pela elevação dos rendimentos dos Treasuries nos vértices curtos e intermediários.

O cenário internacional trouxe impacto nas decisões dos investidores, que revisaram posições após a balança comercial da China em julho superar as previsões. Outros fatores relevantes incluíram a deflação do IGP-DI brasileiro, as expectativas de corte dos juros nos Estados Unidos para setembro e as negociações tarifárias entre EUA e China, assim como possíveis sanções americanas a países que importam petróleo russo.

Movimentações nos bancos centrais e repercussão política

No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) comunicou que cinco dos nove membros do Comitê de Política Monetária optaram por reduzir a taxa básica de juros em 25 pontos-base, fixando-a em 4%. Já nos Estados Unidos, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou à MSNBC nesta manhã que “US$ 300 bilhões é um bom começo” para a arrecadação anual com tarifas. Ele também indicou que esse valor pode aumentar até 2026 e destacou: “Os acordos comerciais estão, em grande parte, feitos”, afirmou Bessent.

Trump critica CEO da Intel

Em uma publicação na Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), criticou o CEO da Intel, Lip-Bu Tan, dizendo que o empresário “está em grande conflito e deve renunciar imediatamente”. Trump ainda acrescentou que “não há outra solução para este problema”.

Indicadores econômicos no Brasil e acordos empresariais


No Brasil, o IGP-DI registrou queda de 0,07% em julho, após recuo de 1,80% em junho, conforme dados da FGV. O resultado ficou acima do esperado pelo mercado, que previa uma diminuição de 0,15%. No acumulado do ano, o índice recua 1,82% e, em 12 meses, sobe 2,91%.

Diante da possibilidade de tarifas adicionais dos Estados Unidos sobre países que importam petróleo russo, o ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, declarou que o petróleo adquirido pelo Brasil “é perfeitamente substituível”. No setor empresarial, Airlink e Azorra concluíram um acordo de leasing para dez aeronaves Embraer E195-E2.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tarifas do Trump