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Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent

Publicado 13/08/2025 • 06:21 | Atualizado há 18 horas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • O recém-lançado jogo “Delta Force” da gigante chinesa de tecnologia e o desempenho de “Honor of Kings” e “Peacekeeper Elite” ajudaram a aumentar a receita no trimestre.
  • Os gastos de capital aumentaram 119%, para 19,1 bilhões de yuans no segundo trimestre, à medida que a gigante da tecnologia investiu em atualizações de IA para publicidade, seus negócios de jogos e o serviço de mídia social Weixin.
  • “Durante o segundo trimestre de 2025, registramos crescimento de dois dígitos na receita e no lucro operacional não-IFRS em relação ao ano anterior, à medida que investimos e também nos beneficiamos da utilização da IA”, disse o CEO da Tencent, Ma Huateng.
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Nesta quarta-feira (13), a Tencent divulgou um aumento de 15% na receita do segundo trimestre de 2025, impulsionada pelo forte desempenho de sua unidade de jogos e pelos investimentos em inteligência artificial (IA).

Principais resultados do 2º trimestre de 2025:

  • Receita: 184,504 bilhões de yuans (US$ 25,7 bilhões), contra 161,117 bilhões de yuans no mesmo período de 2024.
  • Lucro operacional: 63,052 bilhões de yuans, ante 57,313 bilhões de yuans no ano anterior.

A receita com jogos domésticos — que corresponde às vendas na China — cresceu 17% em relação a 2024, totalizando 40,4 bilhões de yuans, impulsionada pelo recém-lançado “Delta Force” e por títulos consagrados como “Honor of Kings”, “VALORANT” e “Peacekeeper Elite”.

No segmento internacional, a receita de jogos subiu 35% na base anual, para 18,8 bilhões de yuans, com destaque para “PUBG Mobile” e o lançamento “Dune: Awakening”.

A empresa também registrou alta de 20% na receita de serviços de marketing, que chegou a 35,8 bilhões de yuans, apoiada por melhorias baseadas em IA na plataforma de publicidade e no ecossistema de transações do Weixin.

“No segundo trimestre de 2025, registramos crescimento de dois dígitos na receita e no lucro operacional não-IFRS em relação ao ano anterior, enquanto investimos e nos beneficiamos da aplicação da IA”, afirmou o CEO Ma Huateng.

Os gastos de capital aumentaram 119%, alcançando 19,1 bilhões de yuans, destinados a atualizações de IA para publicidade, jogos e o serviço de mídia social Weixin.

A unidade de música apresentou desempenho acima do esperado, segundo a analista Alicia Yap, do Citi, graças ao crescimento das receitas de música online — tanto por assinatura quanto gratuitas. A Tencent Music fechou o trimestre com 124 milhões de assinantes, ligeiramente acima dos 123 milhões do trimestre anterior.

De acordo com Yap, a expectativa para o segundo semestre é de crescimento acelerado nas receitas de assinaturas, fortalecimento da economia dos fãs, aumento de receitas de shows e publicidade.

Assim como outras empresas de computação em nuvem, a Tencent tem reforçado a oferta de ferramentas de IA para diferenciar seus serviços e expandir receitas. No início deste ano, anunciou planos para levar sua infraestrutura de nuvem para a Europa, entrando na disputa com as gigantes Amazon, Microsoft e Google (Alphabet), que juntas detêm 70% do mercado europeu.

“Estamos empenhados em ampliar os benefícios da IA para consumidores e empresas, criando mais casos de uso no Weixin, impulsionando nosso aplicativo nativo de IA Yuanbao e aprimorando as capacidades dos nossos modelos de base HunYuan”, acrescentou Huateng.

— Arjun Kharpal, da CNBC, colaborou com esta reportagem.


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