CNBC

CNBCAções da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA

Brasil

IA acelera disrupção no setor de aluguel e redefine gestão imobiliária nos EUA

Publicado 15/08/2025 • 13:26 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A tecnologia tem avançado para atender às necessidades de inquilinos, proprietários e grandes operadores de imóveis multifamiliares, e agora a IA está transformando esse progresso lento em uma verdadeira revolução no setor de aluguéis.
  • Uma das categorias mais avançadas de IA no mercado de apartamentos são os agentes virtuais que interagem com potenciais moradores.
  • Apesar dos avanços, a tecnologia ainda está em fase inicial e é cara. Operadores de imóveis e investidores estão em uma fase experimental.
Hong Kong é o mercado imobiliário mais "incrivelmente inacessível" do mundo.

Hong Kong é o mercado imobiliário mais "incrivelmente inacessível" do mundo.

Unsplash

Os tempos em que proprietários batiam à porta para cobrar o aluguel mensal ou inquilinos corriam atrás para consertar um vaso sanitário com vazamento estão, aos poucos, ficando para trás.

A tecnologia já vinha atendendo às necessidades de inquilinos, proprietários e grandes administradoras de imóveis multifamiliares, mas agora a inteligência artificial está transformando esse avanço gradual em uma revolução no setor de aluguel.

Ordens de serviço, renovações de contratos, visitas e até auditorias para investidores já são executadas por softwares e IA.

Como acontece com qualquer tecnologia emergente, o mercado continua bastante fragmentado entre diversos fornecedores.

A integração de todas essas soluções representa uma grande oportunidade para startups e para os investidores de capital de risco que as apoiam.

Tecnologia para aluguel

Uma das áreas mais maduras para IA no setor imobiliário residencial é a de agentes virtuais que interagem com possíveis moradores.

É aí que entra a IA-agente — ou seja, aquela capaz de agir de forma autônoma e tomar decisões segundo a solicitação do consumidor.

No entanto, ainda são poucas as empresas que utilizam esse nível avançado de aprendizado de máquina.

A IA tem se mostrado útil no lado dos investimentos no setor multifamiliar, especialmente em subscrição e aquisições.

Por exemplo, investidores que desejam comprar um grande imóvel precisam revisar todos os contratos de locação e inseri-los em uma planilha de receitas de aluguel.

Saiba mais:

Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força

Mercado imobiliário de luxo em SP ultrapassa R$ 7 bi no 1º trimestre, com alta de 57% nas vendas

“Se você está comprando um imóvel que não foi gerido profissionalmente, sem esses dados carregados em um software líder de mercado, alguém precisaria revisar manualmente todos os contratos e extrair as informações. Bem, a IA é ótima para isso, não é?”, disse John Helm, fundador e sócio da RET Ventures, um fundo focado em IA tanto para o setor imobiliário quanto para tecnologia de aluguel.

Segundo Helm, basta inserir os contratos em um modelo de IA e ele fornecerá um resumo com todos os dados necessários para o investidor.

Depois, essas informações podem ser carregadas diretamente em um modelo de avaliação e precificação do imóvel.

A RET Ventures afirma que não depende de fundações ou fundos de pensão para obter capital, mas sim dos próprios consumidores dos produtos das empresas nas quais investe — os chamados sócios estratégicos limitados.

“Temos 60 operadoras de imóveis multifamiliares com mais de 3 milhões de unidades em nosso fundo”, disse ele.

Gestão de propriedades

A IA também pode ajudar no desenvolvimento de imóveis e no processamento de contas a pagar. Construtoras e administradoras de imóveis multifamiliares geralmente trabalham com diversos fornecedores, que vão desde jardinagem até encanamento e aquecimento. Muitos ainda utilizam faturas em papel.

Uma das empresas do portfólio da RET é a PredictAP. Ela reúne todas essas faturas, lê as informações e as insere automaticamente no sistema de contas a pagar da empresa, tornando o processo e os pagamentos mais eficientes. Nada disso precisa ser registrado manualmente por uma pessoa.

Funnel compara setor com concessionárias

Tyler Christiansen compara o setor de imóveis multifamiliares às concessionárias de automóveis. Cada interação com um locatário ficava restrita a um imóvel específico.

Como CEO da Funnel, apoiada pela RET Ventures, seu objetivo é simplificar o marketing e o processo de locação de apartamentos, “permitindo que profissionais do setor multifamiliar aumentem lucros, eficiência e conhecimento sobre seus portfólios”, segundo o site da empresa.

A Funnel trabalha com grandes fundos de investimento imobiliário em apartamentos, como Camden Property Trust, MAA e Essex Property Trust, além da Cortland, que possui 90 mil unidades. Christiansen afirma que, em vez de o relacionamento do inquilino ser com a comunidade, ele é, na verdade, com a marca. Ele chama isso de “centralização” da gestão no setor.

“E o que torna a IA única na Funnel é que, em vez de automatizar interações apenas no nível da comunidade, estamos abrindo automações para todo o portfólio”, disse Christiansen.

Um exemplo seria quando um inquilino não renova o contrato em uma comunidade porque está se mudando para outro mercado; o sistema de IA da Funnel abriria a possibilidade de oferecer a ele um imóvel em outra comunidade de um cliente.

Ventos contrários

Apesar dos avanços, a tecnologia ainda é incipiente e tem custo elevado. Operadores de imóveis e investidores estão em uma fase experimental. Ainda não se sabe quanto eles irão investir.

Além disso, o setor multifamiliar é altamente fragmentado. Existem cerca de 50 milhões de unidades de aluguel nos EUA, a maioria pertencente a pequenos proprietários, muitas vezes familiares. Os maiores fundos de investimento imobiliário em apartamentos possuem entre 50 mil e 100 mil unidades cada, com alguns operadores privados maiores, como Blackstone e Greystar.

“Acho que o desafio nos próximos anos será realmente filtrar tudo e entender onde existem negócios reais que possam crescer nesse setor. Ainda estamos vendo muitas dessas ferramentas começando a ser implementadas”, disse Helm.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Brasil