Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CEO da Rhodia defende conscientização do consumidor para ampliar produção sustentável
Publicado 18/08/2025 • 12:47 | Atualizado há 2 meses
Sam Altman e o risco do Sora, app de vídeos por IA da OpenAI: “Espero que a Nintendo não nos processe”
Selena Gomez não tinha dinheiro para ir ao primeiro teste — agora ela é uma empresária de mais de US$ 1 bi
Jim Cramer discorda de Warren Buffett sobre este conselho clássico de investimento — entenda o motivo
Ex-funcionário da Meta lidera busca nacional da OpenAI por data centers Stargate há 10 meses
Taylor Swift fatura US$ 33 milhões nos EUA com ‘festa de lançamento’ do álbum The Life of a Showgirl
Publicado 18/08/2025 • 12:47 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
No painel “AI, Technology and Infrastructure – Building Brazil’s next growth platform”, realizado durante o FT Climate & Impact Summit Latino-América e Brasil 2030, Daniela Manique, CEO da Rhodia (Solvay Group) na América Latina, destacou a importância da conscientização do consumidor como caminho para massificar e baratear a produção sustentável no Brasil.
Leia mais:
CEO da Rhodia defende conscientização do consumidor para ampliar produção sustentável
Segundo a executiva, a companhia já dispõe de processos para produzir de forma totalmente verde todos os produtos à base de nafta, mas o custo ainda é significativamente superior ao modelo tradicional.
“Na Rhodia, nós já temos como produzir de forma verde todos os produtos à base de nafta, mas o custo ainda varia de duas a seis vezes mais do que da forma tradicional”, afirmou.
Manique defendeu a adoção de mecanismos que ajudem o consumidor a identificar produtos com menor impacto ambiental, incentivando escolhas mais sustentáveis no momento da compra.
“É uma pergunta difícil, mas nós discutimos no grupo de transição energética da COP30 algumas saídas. Uma delas seria ampliar o conceito dos selos de economia de energia usados em eletrodomésticos. Se eles fossem aplicados a uma gama maior de produtos, o consumidor teria clareza sobre o impacto. Por exemplo, poderia saber que um fio têxtil brasileiro tem 50% menos poliamida que o importado. Essa consciência pode aumentar as vendas e ajudar a massificar e baratear as produções”, explicou.
O painel também abordou os desafios para que o Brasil escale sua agenda em inteligência artificial (IA) e novas tecnologias, conciliando desenvolvimento econômico com metas ambientais, padrões éticos e clareza regulatória. Entre os pontos discutidos estiveram a modernização da infraestrutura, a necessidade de formação de novos talentos e medidas para posicionar o país como hub global de tecnologia.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Burger King deixará a Argentina em meio à crise econômica; Alsea vende operação e mantém apenas a Starbucks
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
Ambipar amarga queda após recorrer a proteção judicial e perde R$ 3,5 bilhões em valor de mercado em três dias
Com críticas de empresários e rivais, primeiro-ministro do Reino Unido se prepara para discurso decisivo
EXCLUSIVO: Fast Shop vai fechar 11 lojas e ao menos um centro de distribuição