CNBC
Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo.

CNBCAmazon planeja cortar até 30 mil empregos corporativos

Economia Brasileira

Fiesp aprova nova linha de crédito anunciada pelo governo “com condições financeiras mais competitivas”

Publicado 25/08/2025 • 20:47 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Em nota oficial, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) manifestou apoio ao lançamento da nova linha de Crédito Indústria 4.0.
  • A iniciativa visa acelerar a transformação digital, ampliar a produtividade e renovar o parque industrial brasileiro.
  • A Fiesp afirmou que a medida representa “um passo decisivo para acelerar a transformação digital, ampliar a produtividade e renovar o parque industrial brasileiro, pilares fundamentais do Plano Mais Produção (P+P) e da Nova Indústria Brasil (NIB)”.
Prédio da Fiesp, em São Paulo.

Prédio da Fiesp, em São Paulo.

Foto: Egil Fujikawa Nes for Connection Consulting

Em nota oficial divulgada na noite desta segunda-feira (25), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) manifestou apoio ao lançamento da nova linha de Crédito Indústria 4.0, anunciada pelo governo federal e operacionalizada pelo BNDES e pela Finep, que disponibilizará R$ 12 bilhões em 2025.

A iniciativa tem como objetivo acelerar a transformação digital, ampliar a produtividade e renovar o parque industrial brasileiro.

A Fiesp afirmou que a medida representa “um passo decisivo para acelerar a transformação digital, ampliar a produtividade e renovar o parque industrial brasileiro, pilares fundamentais do Plano Mais Produção (P+P) e da Nova Indústria Brasil (NIB)”.

A entidade destacou ainda que o crédito incentivado permitirá que empresas de todos os portes tenham acesso a recursos “com condições financeiras mais competitivas”, estimulando investimentos em inovação e difusão tecnológica.

Leia mais:
Linha de crédito do governo vem em ‘ótima hora’ e pode estimular investimentos, diz presidente da Abimaq
Dólar cai e real ganha força com projeções do Focus e especulações sobre o cenário eleitoral de 2026

A nova linha de crédito deve apoiar a aquisição de máquinas e equipamentos com tecnologias de futuro, como sensoriamento, robótica, Internet das Coisas (IoT) e comunicação máquina a máquina. Segundo a Fiesp, a medida contribui para “expandir o uso de soluções nacionais e promover maior integração da indústria brasileira às cadeias globais”.

A entidade também elogiou a ampliação dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), afirmando que essas ações “demonstram o compromisso do governo com a modernização da base produtiva e a construção de uma economia mais competitiva, sustentável e inovadora”.

A Fiesp ressaltou ainda que seguirá atuando em parceria com o setor público e privado na divulgação e mobilização das empresas para utilização dessas linhas, reafirmando sua missão de “apoiar iniciativas que impulsionem a produtividade, a competitividade e a geração de empregos de qualidade no Brasil”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;