CNBC

CNBCKeurig Dr Pepper compra empresa holandesa JDE Peet’s, dona da Pilão, por US$ 18 bi

Mundo

Lisa Cook contesta demissão do Fed por Trump: “Ele não tem autoridade para isso”

Publicado 26/08/2025 • 07:43 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump disse que está removendo a governadora do Federal Reserve, Lisa Cook, de seu cargo.
  • Trump disse que há motivos suficientes para acreditar que Cook fez “declarações falsas” em um ou mais contratos de hipoteca.
  • “Não vou renunciar”, disse Cook, que contratou o renomado advogado Abbe Lowell para contestar sua suposta demissão.
Lisa DeNell Cook

Foto por DREW ANGERER / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP

Lisa DeNell Cook

O presidente Donald Trump afirmou na segunda-feira (25) que demitiu a governadora do Federal Reserve (Fed) Lisa Cook, em uma escalada inédita e dramática de seus ataques à independência do banco central dos Estados Unidos devido à recusa em cortar as taxas de juros.

Em uma carta de demissão publicada no Truth Social, Trump citou acusações feitas pelo diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA), Bill Pulte, de que Cook teria feito declarações falsas em pedidos de financiamento imobiliário.

A carta foi divulgada quatro dias após o Departamento de Justiça anunciar que investigaria Cook em razão das alegações de Pulte.

Lisa Cook, em comunicado na segunda-feira, afirmou: “O presidente Trump pretendeu me demitir ‘por justa causa’ quando não há nenhuma causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo.”

Leia também:

Em decisão inédita, Trump anuncia que demitiu governadora do Fed, Lisa Cook

Trump ameaça demitir governadora do Fed, Lisa Cook

Trump exige renúncia de diretora do Fed por suposta fraude em financiamentos imobiliários

“Não vou renunciar”, disse Cook, que é a primeira mulher negra a servir como governadora do Fed. “Continuarei a cumprir minhas funções para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

Indicada pelo ex-presidente Joe Biden, Cook contratou o renomado advogado Abbe Lowell para representá-la. Ela não foi acusada de nenhum crime.

Em nota, Lowell declarou: “O presidente Trump voltou às redes sociais para, mais uma vez, ‘demitir por tweet’. Novamente, seu reflexo de intimidação é falho e suas exigências carecem de devido processo, fundamento ou autoridade legal.”

“Tomaremos todas as medidas necessárias para impedir essa tentativa de ação ilegal”, disse Lowell.

Um porta-voz do Federal Reserve não comentou imediatamente a carta de Trump.

A decisão de Trump de afastar Cook pode ser contestada em um tribunal federal, e a Suprema Corte poderá eventualmente decidir se a demissão é legal.

Se for mantida, Trump passaria a contar com maioria de governadores indicados por ele no conselho do Fed.

O Congresso limitou a autoridade do presidente para demitir unilateralmente um governador do Fed no Ato de 1913 que criou o banco central, estabelecendo que isso só pode ocorrer “por justa causa”.

Embora a lei não detalhe o que configura “justa causa”, historicamente tem sido entendido como má conduta ou negligência grave no exercício da função.

Na carta enviada a Cook nesta segunda-feira, Trump associou as acusações de fraude hipotecária feitas por Pulte à percepção pública sobre sua atuação no Fed.

“Ora, há motivos suficientes para acreditar que a senhora fez declarações falsas em um ou mais contratos de hipoteca”, escreveu o presidente.

“Por exemplo, conforme detalhado na denúncia criminal, a senhora assinou um documento atestando que uma propriedade em Michigan seria sua residência principal pelo próximo ano”, disse.
“Duas semanas depois, assinou outro documento para um imóvel na Geórgia declarando que este seria sua residência principal pelo próximo ano”, continuou Trump.

Ele afirmou ser “inconcebível” que Cook “não tivesse ciência do primeiro compromisso ao firmar o segundo”.

“À luz de sua conduta enganosa e potencialmente criminosa em uma questão financeira, [o povo americano] não pode, e eu não posso, ter confiança em sua integridade”, escreveu Trump.
“No mínimo, a conduta em questão representa negligência grosseira em transações financeiras, o que põe em dúvida sua competência e confiabilidade como reguladora financeira.”

A senadora Elizabeth Warren (democrata de Massachusetts) afirmou, em nota na noite desta segunda-feira: “A tentativa ilegal de demitir Lisa Cook é o mais recente exemplo de um presidente desesperado em busca de bode expiatório para encobrir seu próprio fracasso em reduzir os custos para os americanos.”

“É uma investida autoritária de poder que viola descaradamente o Federal Reserve Act e deve ser derrubada na Justiça”, disse Warren, que é membro sênior do Comitê Bancário, de Habitação e Assuntos Urbanos do Senado.

Edward Mills, diretor-gerente da consultoria financeira Raymond James, declarou que a decisão de Trump “marca um momento sem precedentes para a independência do banco central, sinalizando a campanha crescente da Casa Branca para exercer influência direta sobre as decisões de política monetária”.

“Os mercados provavelmente verão esse ataque à independência do Fed de forma negativa, ampliando a incerteza sobre a direção futura da política monetária”, disse Mills.

Pulte comemorou a decisão de Trump e agradeceu pelo “compromisso em combater a fraude hipotecária e seguir a lei”, em publicação no X.

A demissão de Cook ocorre após meses de críticas de Trump ao Federal Reserve e ao presidente da instituição, Jerome Powell, pela recusa em cortar os juros, medida que o presidente cobra desde seu retorno à Casa Branca em janeiro.

No dia 15 de julho, Trump perguntou a um grupo de parlamentares republicanos se deveria demitir Powell, e eles concordaram, segundo um alto funcionário da Casa Branca. Trump disse que cumpriria a decisão.

No entanto, um dia depois, negou publicamente que fosse demitir Powell, embora tenha deixado a possibilidade em aberto.

“Não estamos planejando fazer isso”, disse à época.

“Não descarto nada”, acrescentou. “Mas acho altamente improvável, a menos que ele tenha que sair por fraude.”

Se Trump tiver sucesso em remover Cook, poderá indicar sua substituta e remodelar o conselho do Fed pelos próximos anos. Os mandatos dos governadores do banco central têm duração de 14 anos.

Atualmente, dois dos sete governadores do Fed — Christopher Waller e Michelle Bowman — foram indicados por Trump. Além disso, ele nomeou Powell para a presidência do banco em 2017.

Na tarde desta segunda-feira, havia seis membros no Conselho de Governadores, incluindo Cook, com uma cadeira vaga após a renúncia de Adriana Kugler neste mês.

Trump nomeou Stephen Miran, presidente do Conselho de Assessores Econômicos, para ocupar a vaga de Kugler.

Se Miran for confirmado pelo Senado e Trump conseguir remover Cook e emplacar sua substituta, passará a ter maioria de 4 a 3 entre os indicados no conselho.

O conselho, junto com cinco presidentes regionais que participam de forma rotativa, compõe o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), responsável por definir a taxa básica de juros do Fed.

No entanto, apenas o conselho controla outras taxas, como os juros pagos sobre as reservas que os bancos mantêm no Fed.

Após resistir por meses às pressões de Trump para cortar os juros, Powell sugeriu na semana passada que as condições “podem justificar” reduções, embora o Fed deva agir “com cautela”.

O índice ICE do dólar americano, que mede a moeda frente a uma cesta de divisas importantes, caiu 0,3% em movimento rápido durante a madrugada, logo após Trump anunciar que havia demitido Cook.

O rendimento do Treasury de 2 anos, sensível às decisões do Fed, recuou 4 pontos-base no movimento. Cada ponto-base equivale a 0,01%.

Os futuros de ações caíam no pregão noturno antes do anúncio de Trump e continuaram em leve queda depois dele.

Já os contratos futuros do ouro foram os que mais reagiram, subindo 0,3%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo