CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Notícias da política brasileira

Moraes amplia prazo para PGR se manifestar sobre Bolsonaro e filho e manda PF reforçar monitoramento de ex-presidente

Publicado 26/08/2025 • 17:54 | Atualizado há 20 minutos

Da Redação

KEY POINTS

  • O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde desta terça-feira (26), que a Polícia Federal reforce o monitoramento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
  • A decisão acontece a uma semana do início do julgamento do ex-presidente no SFT e segue a recomendação do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
  • Gonet se baseou na avaliação da PF de que há risco de fuga do ex-presidente.

Alexandre de Morae, ministro do STF

Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ampliou para cinco dias o prazo dado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para se manifestar sobre um possível descumprimento de medidas cautelares pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A PGR também deverá avaliar se apresenta denúncia contra Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusados de tentar pressionar a Corte.

O prazo inicial terminaria nesta quarta-feira (27). Na segunda-feira (25), Moraes havia concedido apenas 48 horas para que o órgão analisasse os esclarecimentos apresentados pela defesa do ex-presidente.

Monitoramento em tempo integral

Moraes determinou ainda que a Polícia Federal reforce o monitoramento de Bolsonaro, ampliando a segurança nas imediações de sua casa, onde cumpre prisão domiciliar e utiliza tornozeleira eletrônica no processo sobre a trama golpista.

“O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança; ficando ao seu critério a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem”, escreveu….

A decisão ocorre a uma semana do início do julgamento e segue a recomendação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que enviou manifestação ao STF apontando risco de fuga do ex-presidente, com base em avaliação da PF.

Segundo a PGR, é necessário que a Polícia mantenha equipes de prontidão em tempo integral para acompanhar em tempo real o cumprimento das medidas cautelares.

A Polícia Federal afirma que o ex-presidente usou redes sociais em desrespeito à decisão do STF e manteve contato com o general Walter Braga Netto, apesar da proibição de se comunicar com outros réus na ação que investiga o “núcleo crucial” do plano de golpe.

Risco de fuga para a Embaixada dos Estados Unidos

A PF sustenta ainda que Bolsonaro oferece risco de fuga. Os investigadores anexaram ao processo uma minuta de pedido de asilo político na Argentina. Moraes aguarda o parecer da PGR antes de decidir se manda prender o ex-presidente às vésperas de seu julgamento.

A discussão ganhou força após o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, comunicar ao Supremo que recebeu ofício do senador Lindbergh Farias (PT), líder do partido, apontando risco de fuga do ex-presidente. O documento cita a possibilidade de Bolsonaro buscar refúgio na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a cerca de dez minutos de sua residência em Brasília.

O julgamento de Bolsonaro na ação do golpe está marcado para começar na próxima semana na Primeira Turma do STF.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira