CNBC
Imagem do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

CNBCFed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook

Economia Brasileira

EUA confirmam sobretaxas contra aço resistente à corrosão de dez parceiros comerciais, inclusive o Brasil

Publicado 26/08/2025 • 21:20 | Atualizado há 5 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • Segundo a pasta, as investigações concluíram que os produtos foram exportados para os EUA com preços abaixo do valor de mercado ou beneficiados por subsídios considerados desleais.
  • Além do Brasil, também foram afetados Austrália, Canadá, México, Países Baixos, África do Sul, Taiwan, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Vietnã.
  • As medidas atingem cerca de US$ 2,9 bilhões em importações e podem resultar na aplicação de tarifas adicionais a empresas que não cooperaram com as investigações.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (26) as determinações finais nos processos de antidumping (AD) e de direitos compensatórios (CVD) sobre importações de aço resistente à corrosão (CORE) provenientes de dez países: Austrália, Brasil, Canadá, México, Países Baixos, África do Sul, Taiwan, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Vietnã.

Segundo a pasta, as investigações concluíram que os produtos foram exportados para os EUA com preços abaixo do valor de mercado ou beneficiados por subsídios considerados desleais. O subsecretário de Comércio para Comércio Internacional, William Kimmitt, afirmou que “as empresas e trabalhadores americanos merecem competir em condições justas” e destacou que o governo Trump não tolerará mercadorias injustamente comercializadas no mercado norte-americano.

As medidas atingem cerca de US$ 2,9 bilhões em importações e podem resultar na aplicação de tarifas adicionais a empresas que não cooperaram com as investigações, recebendo taxas punitivas mais elevadas. O aço CORE é utilizado em setores estratégicos, como indústria automotiva, eletrodomésticos e construção civil, sendo considerado essencial para a cadeia produtiva dos EUA.

O processo ainda depende da decisão final da Comissão de Comércio Internacional (ITC), que avaliará se houve dano efetivo à indústria siderúrgica norte-americana. Caso a ITC confirme o impacto, as ordens de antidumping e de subsídios serão formalmente aplicadas, fortalecendo as barreiras comerciais contra os dez parceiros investigados. Atualmente, os EUA mantêm 777 medidas de AD/CVD ativas, das quais 40% envolvem o setor de aço e derivados.

Notícia em atualização.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira