Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Segundo dia de julgamento tem defesa de Bolsonaro, mas ex-presidente não comparece ao STF
Publicado 03/09/2025 • 09:52 | Atualizado há 1 dia
OpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá
Paramount exige retorno ao escritório cinco dias por semana antes de cortes de custos
S&P 500 fecha em novo recorde, com esperança de estabilidade no relatório de empregos
Dallas Cowboys lideram ranking da CNBC dos times mais valiosos da NFL; veja a lista
Apple está bem posicionada no ranking da IA mesmo sem tecnologia própria, aponta analista da CNBC
Publicado 03/09/2025 • 09:52 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quarta-feira (3) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados pela suposta trama golpista ocorrida para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. A expectativa maior é em torno da manifestação da defesa do ex-presidente, que não compareceu mais uma vez.
A ausência de Bolsonaro já havia chamado atenção no primeiro dia do julgamento. Sua defesa justificou a falta como consequência de um quadro de esofagite e gastrite.
A sessão desta quarta começou às 9h (horário de Brasília) e deve terminar 12h, sendo inteiramente dedicada às falas dos advogados de defesa. Serão ouvidas as sustentações dos advogados de Bolsonaro, Celso Vilardi; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira e do general Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022.
Leia mais:
Primeiro dia tem ausência de Bolsonaro, recados, broncas e embates sobre delações
Ibovespa B3 cai com início de julgamento de Bolsonaro; dólar fecha em R$ 5,46
O primeiro dia de julgamento, realizado na terça-feira (2), foi um dos temas mais falados pela mídia nacional. O principal acusado, Jair Bolsonaro, não esteve presente ao STF e segue em prisão domiciliar, enquanto sua defesa prepara as contra-argumentações.
A sessão foi marcada por falas fortes dos ministros, que ressaltaram a defesa da soberania nacional e a transparência dos trâmites legais. O relator Alexandre de Moraes afirmou que “a impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação” do país. Em seguida, o procurador-geral Paulo Gonet reforçou as acusações contra Bolsonaro e outros sete réus.
As defesas também tiveram a chance de se manifestar. O advogado de Mauro Cid negou que a delação premiada tenha ocorrido sob coação, enquanto o de Alexandre Ramagem alegou que seu cliente não fazia mais parte do governo no período citado. Já a defesa do ex-ministro Anderson Torres sustentou que não há provas de sua ligação com a “minuta do golpe” e afirmou que sua viagem aos Estados Unidos havia sido planejada como férias.
Houve ainda um momento de tensão quando a ministra Cármen Lúcia interrompeu a defesa de Ramagem para esclarecer que “voto impresso” e “processo eleitoral auditável” não são sinônimos, reforçando que o sistema de votação no Brasil já é auditável.
Os crimes pelos quais Bolsonaro e os demais réus — como Walter Braga Netto e Augusto Heleno — são acusados incluem organização criminosa armada e golpe de Estado. A votação será conduzida pela Primeira Turma, com o voto de Alexandre de Moraes seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques não participam deste julgamento.
O primeiro dia do julgamento se estendeu além do previsto, mas foi suspenso por volta das 18h pelo ministro Cristiano Zanin, uma hora antes do encerramento programado. O processo será retomado na próxima semana, a partir de terça-feira (9), para deliberações e votos.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Decisões do Banco Central favorecem BTG e geram R$ 11 bilhões em créditos contra a União, diz denúncia
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
Raízen e FEMSA encerram sociedade no OXXO e lojas de conveniência Select
Banco Master espera explicações do BC para tentar reverter decisão que vetou venda ao BRB
Missão contra tarifaço: secretário de Trump diz a empresários que impasse com o Brasil é mais político que econômico