Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em Washington, CNI une democratas e republicanos em conversa sobre zerar tarifas industriais
Publicado 03/09/2025 • 10:43 | Atualizado há 2 meses
Famílias da máfia Cosa Nostra comandam esquema de apostas que levou astros da NBA para a prisão
Disney alerta que ESPN e outros canais podem sair do YouTube TV no fim do mês
Acordo entre Anthropic e Google Cloud inclui 1 milhão de TPUs e 1 GW de capacidade em 2026
Ford supera expectativas de lucro, mas reduz projeção para 2025 após incêndio em fornecedora
Meta demite funcionários da área de risco em meio a reestruturação e avanço de automação com IA
Publicado 03/09/2025 • 10:43 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Empresários brasileiros do setor industrial participam na tarde de quarta-feira (3), em Washington, de reunião com parlamentares dos partidos Democrata e Republicano para discutir as tarifas de 50% impostas pelo governo do presidente Donald Trump. Também participarão representantes de companhias americanas compradoras.
O objetivo do encontro é sensibilizar autoridades americanas e mostrar que as altas taxas prejudicam também empresas americanas, em especial as que compra aço brasileiro. “Aliados, clientes e indústria do aço devem ajudar a tentar negociar com o governo”, explicou Bruno Santos Parreiras, diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Ferroligas e de Silício Metálico (Abrafe), que faz parte da missão empresarial, em entrevista à repórter Louise Maiana, do Times Brasil, Licenciado Exclusivo CNBC, enviada a Washington para cobrir a missão empresarial brasileira..
A audiência pública foi convocada pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) sobre as tarifas adicionais de 50% aplicadas contra produtos brasileiros.
A defesa oral caberá ao embaixador Roberto Azevêdo, consultor da CNI e ex-diretor-geral da OMC. A audiência integra a investigação aberta em 15 de julho, com base na Seção 301 da Lei de Comércio, que apura supostas práticas desleais de parceiros comerciais.
No caso do Brasil, estão sob análise temas como comércio digital, serviços de pagamento eletrônico (Pix), tarifas preferenciais, propriedade intelectual, etanol e meio ambiente.
A missão empresarial mobiliza cerca de 130 representantes da indústria brasileira, entre empresários, associações setoriais e federações estaduais.
Participam entidades como Abimaq (máquinas e equipamentos), Abrinq (brinquedos), Abal (alumínio), Abiec (carnes), Abimci (madeira), Cecafé (café), ABFA (ferramentas), Anfacer (cerâmica), CentroRochas (rochas) e CICB (couro).
Também estão presentes empresas como Embraer, Tupy, Stefanini, Novelis e Siemens Energy, além das federações de São Paulo (Fiesp), Minas Gerais (Fiemg), Rio de Janeiro (Firjan), Goiás (Fieg), Paraíba (Fiepb), Paraná (Fiep), Rio Grande do Norte (Fiern) e Santa Catarina (Fiesc).
.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
3
Azul apresenta plano de negócios atualizado, projeta redução de dívidas e alavancagem de 2,5x
4
Tarifaço: Lula assume ‘risco calculado’ ao criticar dólar antes de possível reunião com Trump
5
CEO do Pão de Açúcar renuncia e grupo nomeia diretor financeiro como interino