Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump vai mudar o nome do Pentágono: ‘Departamento de Guerra soa melhor’; decisão custará centenas de milhões de dólares
Publicado 04/09/2025 • 21:55 | Atualizado há 5 meses
Trump ataca líderes e aliados em Davos: veja quem entrou na mira
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
TikTok anuncia joint venture para driblar restrições e continuar operando nos EUA
Ações do grupo Adani despencam após SEC dos EUA buscar interrogar fundador sobre acusações de fraude
CEO da Nvidia diz que boom da IA deve gerar salários de seis dígitos na indústria de chips
Publicado 04/09/2025 • 21:55 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (5) que vai assinar uma ordem executiva para mudar o nome do Departamento de Defesa para “Departamento de Guerra”, retomando a nomenclatura usada oficialmente até 1949.
Segundo a Casa Branca, a decisão busca reforçar a percepção de poder e prontidão militar do país, alinhando a nomenclatura com uma postura mais assertiva diante de ameaças externas. Trump já havia criticado diversas vezes o nome atual, afirmando que “paramos de ganhar guerras com o Department of Defense — ganhávamos com o Department of War”.
Pelo plano, a mudança passará a ser aplicada de forma cerimonial e comunicacional, ainda que a alteração legal dependa de aprovação do Congresso, responsável por legislar sobre departamentos federais. O governo prevê que títulos como “Secretary of War” substituam gradualmente o de Secretário de Defesa em discursos e cerimônias. O Pentágono também deve ajustar nomenclaturas, como a sala de imprensa, que será rebatizada de “Pentagon War Annex”.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, aliado de Trump, já recebeu aval para usar o novo título em certos contextos oficiais, enquanto prepara o envio de propostas legislativas para consolidar a alteração.
Leia também:
Ordem de Trump aumenta impactos da Lei Magnitsky sobre bancos brasileiros

O Departamento de Guerra foi criado em 1789 e existiu até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi substituído pelo atual Departamento de Defesa no processo de reorganização das Forças Armadas.
Especialistas em políticas públicas e militares alertam, no entanto, que a mudança pode gerar confusão institucional, já que tratados internacionais e legislações ainda reconhecem oficialmente a nomenclatura “Defesa”. O uso do termo “Departamento de Guerra”, sem base legal definitiva, pode enfrentar resistências diplomáticas e jurídicas.
A decisão custará aos cofres públicos centenas de milhões de dólares para que todo o material oficial do departamento seja atualizado, avaliam especialistas.
Para analistas, a medida também reflete a estratégia de Trump de adotar uma doutrina de “paz por meio da força”, buscando transmitir uma postura mais combativa das Forças Armadas. O gesto tem forte valor simbólico e político, mas ainda depende de trâmites formais para se tornar permanente.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
2
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
3
Will Bank: investidores vão receber o dinheiro após a liquidação? Entenda como funciona o FGC
4
Mega-Sena acumula, e prêmio principal vai a R$ 63 milhões
5
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025