Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: “Temos muita sorte de ter o Brasil como centro de manufatura”, CEO global da Scania defende acordo UE-Mercosul
Publicado 06/09/2025 • 22:27 | Atualizado há 15 horas
UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Starbucks investe para que suas cafeterias sejam mais acolhedoras — e acessíveis
No primeiro mês do tarifaço, criação de vagas de emprego nos EUA cai e desemprego aumenta
OpenAI prepara plataforma de empregos com IA que pode desafiar o LinkedIn
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 06/09/2025 • 22:27 | Atualizado há 15 horas
KEY POINTS
O presidente e CEO global da Scania, Christian Levin, afirmou que a companhia pretende ampliar sua atuação no Brasil com foco em sustentabilidade, biocombustíveis e eletrificação. Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Levin destacou a importância da COP30 e a defesa do livre comércio para a estratégia global da montadora.
Segundo o executivo, a participação da empresa na conferência da ONU, marcada para novembro no Brasil, busca envolver parceiros do setor em iniciativas de transição energética.
“Somos parte do problema do aquecimento global e precisamos fazer algo a respeito. Nós investimos muito em produtos, mas agora nós percebemos que isso não é suficiente. Nós não podemos fazer essa mudança sozinhos”, disse Levin.
Durante a entrevista, o executivo destacou que a Scania está presente no Brasil há quase sete décadas e que a operação brasileira é dez vezes maior do que a sueca, respondendo por 60% a 70% do transporte de cargas em caminhões.
Desde os primeiros anos, o país também se tornou base de exportação para outros mercados da América Latina, consolidando a região como estratégica dentro do grupo.
Leia mais:
Presidente da Shell no Brasil vê o país como protagonista global da transição energética
Em relação aos investimentos, a empresa pretende ampliar os aportes em pesquisa e desenvolvimento no Brasil em conjunto com o grupo Traton, que reúne Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Durante a FENATRAN, principal feira do setor, a companhia planeja apresentar novos produtos voltados a combustíveis alternativos e veículos elétricos, especialmente para aplicação em ônibus urbanos.
Para isso, o CEO reforçou que a sustentabilidade precisa estar atrelada ao modelo de negócios. “Não fazemos isso apenas pelo clima e pelo planeta, mas a sustentabilidade e a lucratividade precisam andar de mãos dadas, porque fazer o que é certo também precisa ser lucrativo”, afirmou.
A Scania iniciou a entrega de seus primeiros caminhões totalmente autônomos. Apesar do avanço tecnológico, Levin avaliou que a profissão de motorista continuará necessária, ainda que em menor escala.
“Existe escassez de motoristas de caminhão”, disse e acrescentou: “Nós vemos os motoristas como heróis. Nós fazemos tudo o que podemos para tornar a vida deles mais fácil, mais confortável. Mas acho que também temos que perceber, e esta é uma discussão difícil, que por um lado vamos fazer tudo para satisfazer o motorista. Por outro, estamos trabalhando numa tecnologia que a longo prazo deixará motoristas de sobra”. Ainda, Levin destacou que o Brasil é concorrente da Índia, o principal país do mundo na produção de biocombustíveis.
O executivo também defendeu o livre comércio e a aprovação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Segundo ele, barreiras tarifárias prejudicam a competitividade da empresa, que depende das exportações.
“Esperamos que o acordo seja ratificado. Isso permitirá enviar produtos de onde houver capacidade e atender melhor a demanda de cada mercado”, pontuou.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Final do US Open entre Sinner e Alcaraz tem ingressos mais caros da história do tênis
Do imóvel físico ao ativo digital: especialista aponta como a tokenização transforma o setor imobiliário
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ordem de Trump aumenta impactos da Lei Magnitsky sobre bancos brasileiros
Índia pretende explorar suas reservas de terras raras e pode ser uma alternativa à China, dizem especialistas