CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Notícias da política brasileira

Lula: “O Pix é do Brasil, é público, gratuito e vai continuar assim”

Publicado 06/09/2025 • 21:39 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O presidente do Brasil defendeu o sistema de pagamentos de "qualquer tentativa de privatização".
  • Em pronunciamento, Lula mencionou a expansão de mercados internacionais pelo Brasil e disse que, em dois anos e oito meses de governo, o país abriu mais de 400 novos mercados para exportações.
  • Em seu discurso, ele ressaltou a importância da soberania nacional, lembrando que 7 de Setembro marca o momento em que o país conquistou sua independência

Em pronunciamento na noite deste sábado (6), véspera do feriado de 7 de Setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Pix permanecerá público e gratuito, defendendo o sistema contra qualquer tentativa de privatização.

“O Pix é do Brasil, é público, gratuito e vai continuar assim”, disse Lula. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da soberania nacional, lembrando que o 7 de Setembro marca o momento em que o país conquistou sua independência. “Nunca abriremos mão da nossa soberania. Defender a soberania é defender o Brasil”, afirmou.

Leia mais:
Presidente Lula planta cajueiro no Alvorada e destaca potencial de exportação do caju brasileiro

Exportações

Entre outros pontos destacados, o presidente mencionou a expansão de mercados internacionais pelo Brasil e disse que, em dois anos e oito meses de governo, o país abriu mais de 400 novos mercados para exportações, fortalecendo o livre comércio e o multilateralismo, sem comprometer a autonomia nacional.

Meio ambiente

No setor ambiental, o presidente destacou a redução do desmatamento na Amazônia e a preparação do país para sediar a COP 30, maior conferência mundial sobre o clima, em novembro. Ele reforçou que o Brasil mantém compromisso com a proteção ambiental enquanto busca crescimento econômico sustentável.

Segurança online

Sobre redes digitais, Lula afirmou que elas devem cumprir a legislação brasileira e não podem ser usadas para disseminar fake news, discurso de ódio ou exploração de menores. Ele reforçou que a responsabilidade pelo uso dessas plataformas é fundamental para garantir segurança e cidadania na internet.

O presidente encerrou o pronunciamento reafirmando a independência entre os poderes. “Zelamos pelo cumprimento da nossa Constituição, que estabelece a independência entre os três poderes. Isso significa que o presidente do Brasil não pode interferir nas decisões da Justiça brasileira”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;