Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Honda e Nissan do Japão devem iniciar negociações para fusão
Publicado 17/12/2024 • 16:50 | Atualizado há 8 meses
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Trump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
OpenAI negocia venda de US$ 6 bi em ações; com transação empresa passaria a ser avaliada em cerca de US$ 500 bi
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 17/12/2024 • 16:50 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Foto:
As montadoras japonesas Nissan Motor e Honda Motor devem iniciar negociações para uma fusão com o objetivo de fortalecer sua posição competitiva no setor automotivo global, informou o jornal Nikkei nesta terça-feira (17).
De acordo com a publicação, as empresas consideram operar sob uma holding conjunta, que também poderá incluir a Mitsubishi Motors, da qual a Nissan é acionista majoritária, com participação de 24%.
A Honda respondeu por meio de comunicado por e-mail que as informações não foram divulgadas oficialmente pela empresa:
“O conteúdo relatado não foi liberado pela nossa companhia. Conforme anunciado em março deste ano, Honda e Nissan estão explorando diversas possibilidades de colaboração futura, aproveitando os pontos fortes de cada uma. Informaremos nossos stakeholders sobre qualquer atualização em momento apropriado.”
O possível acordo surge após as duas montadoras firmarem, em agosto, uma parceria estratégica focada no desenvolvimento conjunto de componentes automotivos e software.
Caso concretizada, essa fusão representaria a maior operação do setor desde a união da Fiat Chrysler com o grupo francês PSA Groupe, que deu origem à Stellantis, em janeiro de 2021.
Especialistas e consultores da indústria automotiva têm defendido a aumento de fusões e aquisições para dividir custos e enfrentar a concorrência de montadoras chinesas em rápida expansão e da líder americana em veículos elétricos, Tesla.
No mercado financeiro, as ações da Honda negociadas nos Estados Unidos subiram cerca de 2% na tarde desta terça-feira, enquanto os papéis da Nissan negociados no mercado de balcão avançaram mais de 11%.