Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Loft aposta em tecnologia para modernizar o mercado imobiliário
Publicado 17/12/2024 • 22:20 | Atualizado há 8 meses
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
EUA e UE detalham tarifas para automóveis, produtos farmacêuticos e outros setores
Reestruturação da Meta inclui redução de gastos massivos com talentos em inteligência artificial
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Publicado 17/12/2024 • 22:20 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
A Loft está apostando em soluções tecnológicas para impulsionar o mercado imobiliário no Brasil. Sob a liderança do CEO Mate Pencz, a empresa busca digitalizar processos e oferecer alternativas mais práticas e seguras tanto para locações quanto para compra e venda de imóveis.
Entre as principais inovações está o bot no WhatsApp, que permite realizar a precificação e simulação de financiamentos de forma rápida, comparando opções disponíveis no mercado.
“O mercado imobiliário tem uma longa tradição de processos analógicos e burocráticos. Nosso objetivo é mudar isso, oferecendo ferramentas que agilizam as transações e aumentam a transparência, tanto para imobiliárias quanto para clientes finais”, afirmou Pencz.
Outra iniciativa destacada por Pencz é possibilitar que o inquilino ofereça uma garantia baseada em títulos do Tesouro Nacional –é uma alternativa ao fiador tradicional.
“O fiador ainda domina 60% das locações no Brasil, mas acreditamos que esse modelo está ultrapassado. O inquilino pode oferecer uma garantia baseada em títulos do Tesouro Nacional, que combina segurança para o proprietário com rentabilidade para o inquilino, algo inovador no setor”, explicou o CEO.
Segundo Pencz, essa modalidade de garantia é uma solução que elimina a burocracia e traz flexibilidade às partes envolvidas. “Em vez de um depósito ou a figura de um fiador, o valor é investido em títulos do Tesouro Nacional, garantindo 100% do CDI. Isso oferece mais confiança ao proprietário e ainda beneficia o inquilino com rentabilidade”, destacou.
Pencz também comentou sobre os desafios e avanços da digitalização no setor. “Apesar de estarmos vendo um aumento de mais de 20% na adoção de novas tecnologias de locação, a transição para modelos 100% digitais ainda é gradual. É um mercado que tem resistências, mas estamos focados em educar e empoderar corretores e imobiliárias com ferramentas acessíveis e confiáveis.”
A Loft, que começou atuando na compra e venda de imóveis, expandiu suas operações para locação e financiamento, sempre em parceria com corretores e imobiliárias.
“Nosso papel não é competir com as imobiliárias, mas fortalecê-las com tecnologia. Queremos ser o sistema operacional que apoia as pequenas e médias empresas do setor a crescerem e oferecerem um serviço melhor aos clientes”, afirmou ele.
Mais lidas
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Donos da Camisaria Colombo são presos em operação contra fraude milionária ao sistema bancário
Fundo Rio Endowment apoia alunos de baixa renda em áreas de ciência e tecnologia
BRB aguarda apenas o aval do Banco Central para concluir compra do Banco Master; decisão pode sair a qualquer momento
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros