CNBC

CNBCGoogle libera Gemini no Chrome para todos os usuários em aposta para fortalecer busca por IA

Mundo

Trump e Xi Jinping discutem acordo sobre TikTok nesta sexta

Publicado 19/09/2025 • 10:57 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping iniciaram uma conversa muito aguardada com o objetivo de finalizar um acordo para impedir que o TikTok fique indisponível nos EUA.
  • A ByteDance, empresa controladora chinesa do TikTok, enfrentou um ultimato sob uma lei federal que exige que ela se desfaça dos negócios americanos da plataforma ou seja fechada nos EUA.
  • Mas Trump estendeu o prazo repetidamente.

Shealah Craighead / Casa Branca / Flickr

Imagem de arquivo. Donald J. Trump e Xi Jinping num encontro no Japão.

O presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping iniciaram na sexta-feira uma ligação muito aguardada, com o objetivo de finalizar um acordo que evite o bloqueio do TikTok nos Estados Unidos.

A ligação começou estava agendada para as 8h no horário do leste dos EUA (9h no Brasil), segundo um funcionário da Casa Branca à CNBC.

Washington e Pequim haviam concordado em uma “estrutura de acordo” para a plataforma na segunda-feira, afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent, após conversas entre as duas potências econômicas em Madri.

A ByteDance, empresa chinesa controladora do TikTok, enfrenta um ultimato com base em uma lei federal que exige que ela se desfaça do negócio americano da plataforma ou que seja obrigada a encerrar suas operações nos EUA.

Leia também: Exclusivo CNBC: Acordo do TikTok incluirá novos investidores na ByteDance, dizem fontes

No entanto, Trump, fã do TikTok que atribuiu à plataforma parte de seu sucesso na eleição presidencial de 2024, tem repetidamente adiado o prazo. Na terça-feira, ele assinou uma ordem executiva prorrogando o prazo até 16 de dezembro.

Durante uma visita de Estado ao Reino Unido na quinta-feira, Trump afirmou estar empenhado em manter o TikTok ativo nos EUA.

“Vamos conversar com o presidente Xi na sexta-feira para ver se conseguimos finalizar algo sobre o TikTok, porque ele tem um valor enorme, e eu odeio abrir mão de valor, mas gosto do TikTok”, disse Trump em Chequers, residência de fim de semana do primeiro-ministro britânico em Aylesbury, Inglaterra.

Parlamentares de ambos os partidos apoiaram a legislação sobre o TikTok, que tinha como objetivo proteger os americanos de aplicativos de mídia social usados para vigilância ou manipulação por adversários estrangeiros.

O presidente Joe Biden assinou o projeto de lei em abril de 2024, com a ByteDance inicialmente enfrentando um prazo até 19 de janeiro para se desfazer do negócio nos EUA ou sofrer uma proibição.

Mas Trump estendeu esse prazo no seu primeiro dia de mandato e já o prorrogou mais três vezes desde então.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo