Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tesouro e IRS divulgam detalhes principais sobre a dedução ‘sem imposto sobre gorjetas’ de Trump
Publicado 19/09/2025 • 12:08 | Atualizado há 2 meses
Publicado 19/09/2025 • 12:08 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Reprodução/CNBC
Durante discurso em Washington, D.C., Trump anunciou medidas para combater a violência na capital dos Estados Unidos.
O Departamento do Tesouro dos EUA e o IRS emitiram na sexta-feira regulamentos propostos com mais detalhes sobre a dedução “sem imposto sobre gorjetas” do presidente Donald Trump. Instituída pela “big beautiful bill” de Trump em julho, a medida permite que certos trabalhadores deduzam até US\$ 25.000 em “gorjetas qualificadas” por ano, de 2025 a 2028.
O benefício fiscal sobre as gorjetas vai diminuindo ou se elimina à medida que a renda bruta ajustada modificada ultrapassa US\$ 150.000. Como a medida se aplica aos rendimentos do ano corrente, ela gerou dúvidas — incluindo quais empregos se qualificam — entre trabalhadores que recebem gorjetas e profissionais de contabilidade.
Em 2023, havia aproximadamente 4 milhões de trabalhadores nos EUA em ocupações que recebem gorjetas, representando 2,5% de todos os empregos, segundo estimativas do The Budget Lab da Universidade de Yale. Algumas “SSTBs” com gorjetas não se qualificam.
Em agosto, o Tesouro divulgou uma lista preliminar de 68 ocupações que “costumavam e regularmente recebiam gorjetas” em 31 de dezembro de 2024, conforme exigido pela legislação de Trump. No entanto, certos empregos, conhecidos como “specified service trade or businesses” (SSTBs), não se qualificam, disseram funcionários do Tesouro a repórteres na quinta-feira.
As SSTBs incluem categorias como saúde, serviços jurídicos, serviços financeiros, artes cênicas e mais.
A lei tributária de 2017 de Trump delineou a lista de SSTBs para limitar a elegibilidade a uma dedução de 20% para certos negócios. “Gorjeta automática” não é elegível.
Funcionários do Tesouro também confirmaram que gorjetas automáticas não contam como gorjetas qualificadas, porque o pagamento não é feito aos trabalhadores voluntariamente.
Por exemplo, suponha que você trabalhe em um restaurante que exige uma gorjeta fixa de 18% para grupos de seis ou mais pessoas. Esses ganhos não se qualificariam para o benefício fiscal.
Funcionários do Tesouro, em uma coletiva na quinta-feira, disseram que o novo benefício fiscal é complicado e que fornecerão orientações adicionais quando o regulamento for finalizado.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Lucro da Johnson & Johnson dobra no terceiro trimestre e passa dos US$ 5 bilhões com farma e dispositivos médicos
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos