Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Zelensky anuncia reunião com Trump na ONU em meio a intensos ataques russos na Ucrânia
Publicado 20/09/2025 • 09:55 | Atualizado há 2 meses
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; “Comércio global está mais resiliente”, diz CEO
Trump anuncia acordos para remédios mais baratos com gigantes farmacêuticas
Jensen Huang, da Nvidia, suaviza comentário de que “a China vencerá a corrida da IA”
Nvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Publicado 20/09/2025 • 09:55 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
RS/Fotos Públicas
Zelensky anuncia encontro com Trump em meio a ataques russos na Ucrânia.
Enquanto a Rússia amplia seus ataques na Ucrânia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que vai se reunir com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, na próxima semana, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. O encontro ocorrerá em meio à intensificação dos bombardeios russos, que atingiram várias regiões do país.
Na madrugada de sábado (20), a Rússia promoveu um dos maiores ataques aéreos recentes, usando cerca de 40 mísseis e aproximadamente 580 drones, segundo Zelensky. Pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na ofensiva, que atingiu, entre outros alvos, um prédio residencial na cidade de Dnipro com munição de fragmentação.
Zelensky declarou que pretende discutir com Trump garantias de segurança para a Ucrânia e sanções ao governo russo. “Teremos uma reunião com o presidente dos Estados Unidos”, afirmou Zelensky, acrescentando que o tema das sanções estará em pauta.
O governo ucraniano insiste na necessidade de garantias de segurança apoiadas pelo Ocidente para evitar novos ataques. Por outro lado, Vladimir Putin, presidente da Rússia, alertou que a presença de tropas ocidentais em território ucraniano seria considerada inaceitável e transformaria esses soldados em alvos legítimos.
Leia mais:
Zelensky se reúne com líderes europeus sobre garantias de segurança na Ucrânia
Petróleo fecha em baixa com sanções da União Europeia à Rússia e alta do dólar
As negociações para encerrar rapidamente o conflito, lideradas pelos Estados Unidos, estão paralisadas. O Kremlin descartou a possibilidade de um encontro entre Putin e Zelensky, medida que Kiev considera essencial para buscar a paz. “Esperamos sanções se não houver reunião entre os líderes ou, por exemplo, se não houver cessar-fogo”, tratou Zelensky.
Zelensky também reiterou que está disponível para conversar com Putin, tanto em reuniões bilaterais quanto trilaterais, mas ressaltou que o líder russo “não está pronto”.
No total, os ataques na região de Dnipropetrovsk resultaram em uma morte e 26 feridos, sendo um em estado grave, conforme informou Sergiy Lysak, responsável pela administração militar local. No nordeste da Ucrânia, a área de Kupiansk, importante centro ferroviário, segue cenário de confrontos intensos, de acordo com Zelensky.

No mesmo período, a Rússia afirmou ter capturado a vila de Berezove, também em Dnipropetrovsk. Enquanto isso, autoridades russas relataram que repeliram ataques ucranianos em Volgogrado e Rostov, e que uma pessoa ficou ferida na região de Saratov. O governador de Samara informou que instalações de combustível e energia foram atingidas, mas não detalhou os danos.
O Ministério da Defesa russo comunicou que, durante a madrugada, sistemas de defesa aérea interceptaram e destruíram 149 drones ucranianos, incluindo 27 na região de Saratov e 15 em Samara. A ofensiva russa ocorre após relatos de violações do espaço aéreo da Estônia e de sobrevoos de drones russos na Polônia, aumentando a preocupação de aliados ocidentais.
Mais cedo, Zelensky voltou a pedir soluções conjuntas para derrubar drones, em parceria com outros países. As conversas de paz diretas entre Rússia e Ucrânia, realizadas três vezes em Istambul, não avançaram além da troca de prisioneiros em grande escala. Moscou mantém exigências como a cessão total da região de Donbas, o que Kiev rejeita, defendendo o envio de tropas europeias para missões de paz, medida rejeitada pela Rússia.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Governo federal anuncia ajuda humanitária após tornado no Paraná
2
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
3
IPVA SP 2026: veja prazos, descontos e calendário de pagamentos
4
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
5
Chuvas que avançaram do Paraná provocam ventos fortes e quedas de árvores em São Paulo