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Ela largou tudo e agora lucra mais de US$8.000 escrevendo votos

Publicado 21/09/2025 • 14:52 | Atualizado há 5 horas

Para alguns noivos, a perspectiva de escrever e recitar publicamente seus votos de casamento pode ser assustadora.

É aí que entra Katelyn Peterson.

Peterson, de 37 anos, é a fundadora e CEO da Wedding Words, uma empresa de redação de votos de casamento e discursos, e ela é apaixonada por ajudar casais “com a língua presa” a se expressarem.

“Entrei nesse negócio para ajudar as pessoas a colocar o coração em palavras”, diz Peterson.

Desde que fundou a Wedding Words há oito anos, Peterson transformou seu talento de escrita em negócios, gerando seis dígitos por ano, e ela escreveu mais de 700 discursos para casais, convidados de casamento e pais.

Peterson trabalhou com vendas por anos antes de fundar a Wedding Words, mas ela sempre se considerou “uma escritora de coração”.

O catalisador para sua mudança de carreira veio em 2017, quando o pai de Peterson pediu ajuda para escrever o elogio fúnebre de seu avô.

O rascunho original de seu pai parecia “que poderia ter sido escrito sobre o pai ou o avô de qualquer pessoa”, lembra Peterson.

Peterson ajudou seu pai a reescrever o elogio para incluir memórias e detalhes significativos sobre seu avô.

A resposta do pai a tocou: “Ele disse: ‘É exatamente isso que eu queria dizer. Só não sabia como expressar em palavras’, e seus olhos estavam marejados”, lembra Peterson.

Essa experiência inspirou Peterson a começar a Wedding Words poucos meses depois.

“Eu pensei que deve haver outras pessoas que têm esses momentos marcantes aos quais realmente querem fazer justiça emocional, mas simplesmente não sabem como colocá-los em palavras”, diz ela.

Atingindo ‘um acorde emocional’

Um dos equívocos mais comuns que Peterson ouve sobre seu trabalho é que as pessoas que a contratam “simplesmente não se importam o suficiente” para escrever seus próprios discursos.

“Acho que é exatamente o oposto”, diz ela. “Acho que você se importa tanto que sente que não consegue fazer nada sozinho.”

Peterson inicia seu processo com uma videochamada introdutória, durante a qual ela e o cliente conversam sobre seus objetivos para o discurso, e Peterson destaca detalhes significativos e histórias importantes a serem incluídas.

O processo geralmente é emocional, diz Peterson, e os clientes choram “o tempo todo”.

“Estamos tocando em um ponto sensível”, diz ela. “Estamos chegando a um ponto profundo, e isso é bom.”

Depois que Peterson redige o discurso, ela e o cliente revisam o texto em outra videochamada, antes de finalizar o discurso e praticá-lo em voz alta.

“Escrever é metade do processo, mas também é preciso garantir que sua apresentação seja feita de uma forma que atinja aquele tom emocional e bem-humorado”, diz Peterson.

Ao final da última ligação, os clientes quase sempre soltam um suspiro visível de alívio, diz Peterson.

“Eles dizem: ‘Me sinto muito melhor. Não acredito que estou realmente animada para fazer esse discurso na frente de 200 pessoas’”, diz ela. ”É nesse momento que eu sei: ‘OK, fiz meu trabalho’.”

A necessidade de uma “narrativa humana”

Começar um negócio de redação de discursos do zero não foi fácil. No começo, Peterson passava horas vasculhando grupos de casamento no Facebook em busca de clientes em potencial.

Ela aceitou seus primeiros clientes gratuitamente, pedindo que eles compartilhassem uma avaliação ou depoimento em seu site.

“Descobri que as pessoas não estavam dispostas a me pagar para escrever algo tão pessoal sem ouvir como é a experiência de outras pessoas”, diz ela.

Logo, Peterson pôde começar a cobrar uma “taxa nominal” de US$ 350 por serviços de redação de discursos, e o negócio cresceu a partir daí, diz ela.

Peterson atualmente cobra US$ 999 para escrever e editar discursos de casamento e US$ 499 por uma sessão de edição “Power Hour”.

A receita mensal da Wedding Words foi de mais de US$ 8.000 em agosto, de acordo com documentos analisados ​​pela CNBC Make It, e a empresa gera consistentemente seis dígitos em receita bruta a cada ano.

Um motivo de orgulho para Peterson é que a Wedding Words é totalmente autofinanciada e o negócio tem sido lucrativo desde o primeiro dia, diz ela.

Até este ano, Peterson era a única funcionária da empresa — “Eu estava super, superpreciosa por não terceirizar minha escrita por muito tempo”, ela diz — mas ela percebeu que expandir o negócio exigiria ajuda extra.

Peterson contratou um redator em tempo integral no início deste ano e está em processo de contratação de um segundo.

“O objetivo é conseguir atender mais clientes com mais rapidez e, como resultado, manter um preço mais baixo”, diz ela.

Como escritor, os negócios de Peterson definitivamente foram impactados pela IA.

Ela diz que o blog do Wedding Words perdeu metade do tráfego da web no ano passado, e alguns de seus concorrentes estão produzindo conteúdo em ritmo acelerado usando ferramentas de IA.

Ainda assim, Peterson está menos preocupado com o impacto da IA ​​na receita de longo prazo da Wedding Words.

“As pessoas que ficam felizes em usar ferramentas de IA para escrever seus discursos de casamento não são meus clientes”, diz ela. “Meus clientes valorizam a narrativa humana.”

“Não importa quais mudanças no mundo técnico, ainda há necessidade de toque humano e coração humano, e não acho que isso vá desaparecer”, ela continua.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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