Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Falhar é o caminho para o sucesso’: estrela do tênis Naomi Osaka ensina como lidar com derrotas
Publicado 22/09/2025 • 21:21 | Atualizado há 2 meses
Importantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani
Famílias bilionárias optam por comprar times esportivos em vez de colecionar arte e carros
EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%
EXCLUSIVO: empresas de IA admitem preocupação com bolha no mercado de ações
Alibaba mira assinaturas de IA e pagamentos tokenizados em parceria com o JPMorgan
Publicado 22/09/2025 • 21:21 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Reprodução Instagram
Tenista Naomi Osaka
Naomi Osaka, quatro vezes campeã de Grand Slam, joga tênis profissionalmente desde os 14 anos. Em 4 de setembro, ela perdeu uma semifinal de Grand Slam pela primeira vez na carreira — e sua reação à derrota foi surpreendentemente otimista.
“Honestamente, não me sinto triste”, disse Osaka, de 27 anos, durante uma coletiva de imprensa após a derrota. “Sinto que fiz o melhor que pude… É meio inspirador para mim, porque eu só quero treinar e tentar melhorar.” Ela acrescentou: “Não posso ficar brava ou chateada comigo mesma… Espero poder estar nessa posição mais uma vez e ver se aprendi alguma coisa.”
Osaka passou anos, publicamente, desenvolvendo sua mentalidade competitiva e descrevendo os rigores mentais e emocionais da competição de alto nível. Depois de vencer seu segundo Grand Slam, o Aberto da Austrália de 2019, ela começou a lidar com as derrotas com muito mais severidade, como contou à Fast Company em novembro de 2019.
Leia mais
CEO aponta pergunta nº1 a candidatos para ‘identificar sinais de alerta’ e prever sucesso a longo prazo
Do prejuízo à fortuna: a história do casal que perdeu a empresa e, seis anos depois, vendeu o negócio por US$ 24 mi
“Se eu perdesse uma partida, isso virava notícia em todos os lugares, e eu prestava mais atenção às minhas derrotas. Era mais difícil superá-las”, disse Naomi Osaka. “Às vezes, eu ficava deprimida durante os treinos e [sentia] que havia muita expectativa sobre mim. Comecei a questionar minha capacidade, algo que eu nunca havia feito antes.”
Na época, ela disse que estava tentando se concentrar em ser grata pelo seu sucesso e aprender com cada partida, “em vez de se concentrar no resultado”. Por fim, Osaka deu uma pausa no esporte durante o Aberto da França de 2021 para cuidar da sua saúde mental, retornando às competições em janeiro de 2022.
Encarar os contratempos como oportunidades de crescimento e aquisição de novas habilidades é uma mentalidade compartilhada por muitas pessoas altamente bem-sucedidas, de acordo com Laurie Santos, professora de psicologia na Universidade de Yale e apresentadora do podcast The Happiness Lab.
“Esquecemos que o fracasso realmente é um caminho para o sucesso”, disse Santos ao programa CNBC Make It em março de 2023. “Precisamos ter uma mentalidade de crescimento em relação ao fracasso.”
Qualquer pessoa pode “reformular” seus fracassos e usá-los como motivação, aprendendo a separar as emoções ao seu redor das lições que eles podem lhe ensinar, escreveu a psicóloga Jenny Wang em maio de 2022. “As pessoas mais bem-sucedidas reformulam o fracasso enfrentando a vergonha, reconhecendo como ela influencia uma mentalidade fixa baseada no medo e trabalhando para desenvolver uma mentalidade de crescimento”, escreveu Wang.
Quanto mais você praticar sua capacidade de encarar os contratempos como oportunidades de aprendizado, “mais fluidos serão seus encontros com o fracasso”, acrescentou.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Trump exclui itens agrícolas da tarifa recíproca e atualiza regras de importação
3
Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
4
Oi: Justiça suspende falência e determina volta à recuperação judicial
5
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo