CNBC
Chip da AMD. Empresas de chips vão distribuir parte dos lucros ao governo do EUA

CNBCÍndia aposta US$ 18 bilhões para virar potência em chips; o que isso significa?

Economia Brasileira

Empresários e CEOs que representam 35% do PIB brasileiro se reúnem em evento em SP

Publicado 23/09/2025 • 00:36 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O Mercado & Opinião, criado em 2020, celebrou cinco anos com jantar no Palácio Tangará, reunindo cerca de 300 empresários de grandes companhias.
  • O grupo, que nasceu como espaço digital e hoje promove encontros mensais presenciais, reúne 920 lideranças empresariais que juntas respondem por 35% do PIB brasileiro.
  • Durante o evento, Antonio Setin destacou os impactos da alta dos juros no mercado imobiliário e Luiza Trajano criticou a Selic em 15%, apontando efeitos negativos no varejo e no crédito.

Marcos Koenigkan, criador do grupo Mercado & Opinião

Reprodução

Um evento na noite desta segunda-feira (22) em São Paulo reuniu alguns dos empresários e CEOs mais proeminentes do país. Entre o temas do encontro, a ação social através da iniciativa “Amigos do Bem” e o impacto da taxa Selic, mantida em 15% na última reunião do Copom, e seus reflexos diretos sobre setores como o varejo e o mercado imobiliário.

A ocasião marcou a comemoração dos cinco anos do grupo Mercado & Opinião, fundado por Marcos Koenigkan em 2020, no auge da pandemia. Hoje, a iniciativa reúne 920 lideranças que, juntas, respondem por cerca de 35% do PIB brasileiro, com participação restrita a donos ou presidentes de empresas com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão.

Leia mais:
Encontro em SP reúne alguns dos principais nomes do empresariado brasileiro
EXCLUSIVO: ‘buscamos aeronaves para chegar onde não operamos’, diz CEO da Latam sobre acordo bilionário com a Embraer

Juros em foco

Na avaliação de Antonio Setin, CEO da Setin Incorporadora, a taxa de juros elevada é o principal entrave para a retomada do setor imobiliário. “O maior problema que reflete no mercado imobiliário é a taxa de juros. Se ela fosse de um dígito, o mercado estaria explodindo no Brasil”, afirmou.

No setor de varejo, a presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano, reforçou que a Selic afeta diretamente o crédito e dificulta o crescimento de pequenos e médios empreendedores. “A taxa de juros desse jeito atrapalha o varejo. Não tem inflação, não tem falta de produto, mas o crédito caro impacta a todos, principalmente os menores”, disse.

Mário Espanhol, CEO da Couro Química, reforçou a importância de preservar o comércio físico, mesmo diante da expansão digital: “Talvez não em quantidade, mas em qualidade. O Brasil perde em média 7 mil lojas por mês, mas seguimos firmes porque o físico ainda é essencial, mesmo em um mercado cada vez mais digital.”

A visão social também teve destaque nas falas. Carla Sarni, fundadora da Sorridents, lembrou que a companhia atende mais de 8 milhões de clientes em diferentes perfis de renda: “Nosso foco sempre será o social. Temos marcas com estilos diferentes de atendimento, mas todas com a mesma qualidade. Esse grupo também valoriza muito isso, e por isso temos sintonia.”

Além de comentar o cenário da aviação, Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, ressaltou a ligação com o grupo Mercado & Opinião, do qual participa desde o início da pandemia. Ele apoiou a decisão de Marcos Koenigkan de associar o projeto a um propósito social, por meio da parceria com a ONG Amigos do Bem, que já conhecia. Cadier contou que levou os filhos para conhecer a iniciativa de perto e destacou o impacto transformador da experiência, que contribuiu para que eles voltassem mais conscientes da realidade e atentos ao mundo.

Do virtual ao fórum corporativo

Criado para promover trocas entre executivos, o Mercado & Opinião deixou de ser apenas digital e passou a organizar encontros presenciais a partir de 2022, em parceria com o empresário Paulo Motta. “O grupo não é sobre networking, embora isso aconteça naturalmente. Nossa proposta sempre foi criar um espaço para debater os temas mais relevantes para o mundo empresarial”, explicou Koenigkan.

Presenças de peso

O encontro contou com cerca de 300 convidados, incluindo nomes como André Esteves (BTG Pactual), Jerome Cadier (Latam Airlines), Edgard Corona (Smart Fit), Liel Miranda (Alpargatas), Ricardo Bomeny (Bob’s e Pizza Hut) e Walter Angst (Lindt Chocolates).

Também participaram Frederico Lundgren (Pernambucanas), Cícero Hegg (Tirolez) e o CEO e fundador do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Douglas Tavolaro, reforçando a pluralidade do grupo ao aproximar lideranças empresariais de diferentes setores da economia e da comunicação.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira