Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresários e CEOs que representam 35% do PIB brasileiro se reúnem em evento em SP
Publicado 23/09/2025 • 00:36 | Atualizado há 3 horas
Índia aposta US$ 18 bilhões para virar potência em chips; o que isso significa?
Nvidia e OpenAI criticam aumento da taxa do visto de trabalho anunciado por Trump
‘Falhar é o caminho para o sucesso’: estrela do tênis Naomi Osaka ensina como lidar com derrotas
Rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA ficam estáveis enquanto investidores aguardam indicador-chave de inflação
ETFs vs fundos mútuos: principais diferenças para investidores
Publicado 23/09/2025 • 00:36 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Marcos Koenigkan, criador do grupo Mercado & Opinião
Reprodução
Um evento na noite desta segunda-feira (22) em São Paulo reuniu alguns dos empresários e CEOs mais proeminentes do país. Entre o temas do encontro, a ação social através da iniciativa “Amigos do Bem” e o impacto da taxa Selic, mantida em 15% na última reunião do Copom, e seus reflexos diretos sobre setores como o varejo e o mercado imobiliário.
A ocasião marcou a comemoração dos cinco anos do grupo Mercado & Opinião, fundado por Marcos Koenigkan em 2020, no auge da pandemia. Hoje, a iniciativa reúne 920 lideranças que, juntas, respondem por cerca de 35% do PIB brasileiro, com participação restrita a donos ou presidentes de empresas com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão.
Leia mais:
Encontro em SP reúne alguns dos principais nomes do empresariado brasileiro
EXCLUSIVO: ‘buscamos aeronaves para chegar onde não operamos’, diz CEO da Latam sobre acordo bilionário com a Embraer
Na avaliação de Antonio Setin, CEO da Setin Incorporadora, a taxa de juros elevada é o principal entrave para a retomada do setor imobiliário. “O maior problema que reflete no mercado imobiliário é a taxa de juros. Se ela fosse de um dígito, o mercado estaria explodindo no Brasil”, afirmou.
No setor de varejo, a presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano, reforçou que a Selic afeta diretamente o crédito e dificulta o crescimento de pequenos e médios empreendedores. “A taxa de juros desse jeito atrapalha o varejo. Não tem inflação, não tem falta de produto, mas o crédito caro impacta a todos, principalmente os menores”, disse.
Mário Espanhol, CEO da Couro Química, reforçou a importância de preservar o comércio físico, mesmo diante da expansão digital: “Talvez não em quantidade, mas em qualidade. O Brasil perde em média 7 mil lojas por mês, mas seguimos firmes porque o físico ainda é essencial, mesmo em um mercado cada vez mais digital.”
A visão social também teve destaque nas falas. Carla Sarni, fundadora da Sorridents, lembrou que a companhia atende mais de 8 milhões de clientes em diferentes perfis de renda: “Nosso foco sempre será o social. Temos marcas com estilos diferentes de atendimento, mas todas com a mesma qualidade. Esse grupo também valoriza muito isso, e por isso temos sintonia.”
Além de comentar o cenário da aviação, Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, ressaltou a ligação com o grupo Mercado & Opinião, do qual participa desde o início da pandemia. Ele apoiou a decisão de Marcos Koenigkan de associar o projeto a um propósito social, por meio da parceria com a ONG Amigos do Bem, que já conhecia. Cadier contou que levou os filhos para conhecer a iniciativa de perto e destacou o impacto transformador da experiência, que contribuiu para que eles voltassem mais conscientes da realidade e atentos ao mundo.
Criado para promover trocas entre executivos, o Mercado & Opinião deixou de ser apenas digital e passou a organizar encontros presenciais a partir de 2022, em parceria com o empresário Paulo Motta. “O grupo não é sobre networking, embora isso aconteça naturalmente. Nossa proposta sempre foi criar um espaço para debater os temas mais relevantes para o mundo empresarial”, explicou Koenigkan.
O encontro contou com cerca de 300 convidados, incluindo nomes como André Esteves (BTG Pactual), Jerome Cadier (Latam Airlines), Edgard Corona (Smart Fit), Liel Miranda (Alpargatas), Ricardo Bomeny (Bob’s e Pizza Hut) e Walter Angst (Lindt Chocolates).
Também participaram Frederico Lundgren (Pernambucanas), Cícero Hegg (Tirolez) e o CEO e fundador do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Douglas Tavolaro, reforçando a pluralidade do grupo ao aproximar lideranças empresariais de diferentes setores da economia e da comunicação.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Sam Altman diz que AGI, ou IA de nível humano, é “um termo não muito útil” — e ele não está sozinho
EXCLUSIVO: descoberta em Araxá pode impulsionar indústria e reforçar posição do Brasil em terras raras
Alckmin anuncia R$ 12 bi em crédito para modernizar indústria com foco em máquinas e equipamentos
PF prende oito suspeitos por furto de R$ 1,22 milhões no sistema Pix
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos