Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Aprovação de Trump cai com preocupações sobre a economia, aponta pesquisa Reuters/Ipsos
Publicado 24/09/2025 • 15:59 | Atualizado há 4 horas
NFL aprova venda de participação do Chicago Bears em negociação bilionária recorde
Gigante chinesa Xiaomi desafia Samsung com novos celulares e eletrodomésticos
Empresas estão gastando muito em IA agêntica sem nem sempre saber o que ela faz
Sam Altman sobre os US$ 850 bilhões que a OpenAI vai investir: ‘As pessoas estão preocupadas. Eu entendo’
Ações da Alibaba sobem 9% após CEO anunciar planos para ampliar investimentos em IA
Publicado 24/09/2025 • 15:59 | Atualizado há 4 horas
Mark Garten via Fotos Públicas
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, registrou leve queda nas últimas semanas, segundo pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta semana. O recuo ocorre enquanto cresce a preocupação dos americanos sobre a saúde da economia e a capacidade do republicano de controlar a alta dos preços.
A pesquisa, realizada ao longo de três dias, mostrou que 41% dos entrevistados aprovam o desempenho de Trump como presidente, abaixo dos 42% registrados na pesquisa anterior, feita entre 5 e 9 de setembro.
A avaliação sobre a economia do país também se deteriorou: 54% dos entrevistados consideram que a economia nacional está no caminho errado, ante 53% em agosto e 52% em julho. Apenas 35% aprovam a gestão de Trump na economia, e 28% aprovam sua atuação no controle do custo de vida — ambos resultados ligeiramente inferiores aos de pesquisas anteriores.
Leia mais:
Encontro entre Lula e Trump na ONU foi por acaso; nova reunião deverá tratar acordos bilaterais
Na ONU, Trump diz que Brasil só terá sucesso com os EUA e anuncia encontro com Lula na próxima semana
O desempenho econômico tem apresentado sinais de enfraquecimento. Em agosto, o crescimento do emprego nos EUA desacelerou, e a taxa de desemprego atingiu 4,3%, maior nível em quase quatro anos. No mesmo período, a inflação acelerou, aumentando as preocupações da população.
Embora a economia seja um fator relevante na avaliação do presidente, outras questões também chamam a atenção do público. Após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, Trump reforçou em discursos recentes que a violência política estaria ligada à esquerda. Pesquisas Reuters/Ipsos deste ano indicam que o extremismo político é visto como o principal problema do país por 28% dos entrevistados, enquanto 16% apontaram a economia.
Sobre o combate ao extremismo, os americanos estão divididos: 30% acreditam que os republicanos têm um plano melhor, 26% apontam os democratas, e os demais disseram que nenhum dos partidos se destaca ou não souberam opinar.
Na economia, entretanto, os entrevistados tendem a favorecer o Partido Republicano, com 34% escolhendo os republicanos contra 24% que preferem os democratas para administrar a política econômica.
O índice de aprovação de Trump é mais elevado em relação às políticas de imigração, incluindo prisões de pessoas suspeitas de estarem ilegalmente no país. Nesta questão, 42% dos entrevistados aprovaram a atuação do presidente, o maior índice registrado na pesquisa.
A pesquisa foi realizada com 1.019 pessoas, de forma online e em âmbito nacional, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A partir desta edição, a Reuters/Ipsos passou a não oferecer mais aos entrevistados a opção de declarar que “não tinham certeza” sobre a aprovação do presidente.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Manaus ultrapassa Itajaí e lidera ranking de importações no Brasil em 2025
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Exclusivo: Fast Shop vai fechar 11 lojas e ao menos um centro de distribuição
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos