CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Economia Brasileira

Confederação da Agricultura espera fim da moratória da soja antes de prazo legal estabelecido pelo Cade

Publicado 30/09/2025 • 20:20 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) espera que as empresas signatárias da Moratória da Soja firmem um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e antecipem o encerramento do pacto.
  • Nesta terça-feira (30), o Cade determinou o fim da Moratória a partir de 1º de janeiro de 2026. Ou seja, as entidades envolvidas têm até 31 de dezembro para se adequarem.
  • Vigente desde 2008, a Moratória da Soja é um acordo particular multissetorial entre tradings, exportadores de grãos e órgãos governamentais que veta a compra e venda de soja produzida em áreas desmatadas na Amazônia.

O volume obtido na colheita de grãos no atual ciclo representa uma alta de 16,3% sobre a temporada anterior. Foto: Agência Brasil

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) espera que as empresas signatárias da Moratória da Soja firmem um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e antecipem o encerramento do pacto. Nesta terça-feira (30), o Cade determinou o fim da Moratória a partir de 1º de janeiro de 2026. Ou seja, as entidades envolvidas têm até 31 de dezembro de 2025 para se adequarem.

Vigente desde 2008, a Moratória da Soja é um acordo particular multissetorial entre tradings, exportadores de grãos e órgãos governamentais que veta a compra e venda de soja produzida em áreas desmatadas na Amazônia. Para a Superintendência-Geral do Cade, a prática é considerada um pacto anticompetitivo entre concorrentes, que prejudica a exportação do grão.

Leia mais
Com perspectiva de safra recorde, produtores de soja buscam ampliar oferta de energia em Goiás
EXCLUSIVO: apesar de impacto nos preços, guerra comercial tem ‘beneficiado’ a exportação brasileira de soja

“A CNA avalia que, hoje, a ilegalidade da Moratória da Soja foi reafirmada. A partir de 1º de janeiro de 2026 ela não vai existir mais, mas a nossa expectativa é que, antes disso, as empresas firmem acordo com o Cade e encerrem o pacto”, afirmou a advogada Amanda Flávio de Oliveira, que representa a CNA no tema, em conversa com o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Ambientalistas e integrantes do Ministério do Meio Ambiente alertam que o fim da Moratória da Soja compromete a imagem do Brasil no exterior e pode prejudicar o acesso a mercados que exigem um “selo verde”, como a União Europeia, em vias de assinar um acordo comercial com o país. Procurada, a pasta não quis se manifestar publicamente.

Para a advogada, o argumento de que a Moratória ajuda a preservar a Amazônia é “frágil”. “É partir do pressuposto que o produtor rural não vai mudar de cultura. Se ele estiver impedido de plantar soja, porque não consegue vender, vai plantar outra coisa: arroz, feijão, café, ou até colocar um boi naquela área”, argumentou.

O presidente do Cade, Gustavo Augusto, defendeu a suspensão da Moratória da Soja a partir de 2026, como determinou o órgão concorrencial.
“A decisão está em consonância com as melhores práticas internacionais, contemplando o cumprimento de protocolos antitruste e o monitoramento independente desses arranjos, e assegura aos interessados o tempo necessário para adequação às normas de defesa da concorrência”, declarou ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;