CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Notícias do Brasil

EXCLUSIVO: CMO afirma que Bradesco aposta em escuta ativa e quer clientes como porta-vozes em estratégias de marketing

Publicado 30/09/2025 • 21:29 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Bradesco prioriza relacionamento duradouro com clientes em sua estratégia de marketing.
  • CMO Nathalia Garcia defende escuta ativa como pilar para criar vínculos sólidos.
  • Banco substitui celebridades por clientes reais como protagonistas da comunicação.

O fortalecimento do relacionamento com clientes e a valorização da escuta ativa estão no centro da estratégia de marketing do Bradesco. A CMO do banco, Nathalia Garcia, destacou que a instituição aposta menos em celebridades e mais em clientes como protagonistas da comunicação. “O conquistar é importante, mas o manter, criar um relacionamento, é super importante e é o que a gente acredita”, afirmou.

“O Bradesco é uma marca que gosta de relações duradouras. Prezamos por perpetuidade, e isso representa uma grande responsabilidade no momento em que iniciamos uma relação com o cliente”, enfatizou Garcia em entrevista ao Jornal Times Brasil – Exclusivo CNBC.

Relacionamento como prioridade

Nathalia Garcia explicou que o desafio do setor não está apenas em conquistar clientes, mas principalmente em manter vínculos sólidos. Segundo ela, a construção de parcerias depende de compreender objetivos individuais e oferecer soluções personalizadas.

Ela acrescentou que a escuta ativa se tornou essencial para identificar necessidades e garantir entregas que vão além de produtos e serviços, consolidando o banco como parceiro dos clientes.

Leia mais:
Bradesco anuncia pagamento de R$ 3 bilhões em juros sobre capital a acionistas
Bradesco prevê crescimento modesto de 1,6% no varejo brasileiro neste ano com inflação em queda

Clientes como protagonistas

A executiva destacou que a instituição financeira vem substituindo celebridades por clientes reais como porta-vozes da marca. “Não são celebridades, mas clientes que facilitam a interlocução e a apresentação da marca. O mais importante é trazer pessoas que tenham sua história relacionada ao banco”, explicou.

Segundo Garcia, essa abordagem facilita a comunicação, pois se baseia em experiências reais, evitando narrativas decoradas e aproximando a marca da vida cotidiana do público.

Humanização da comunicação

Apesar da natureza técnica do setor financeiro, marcado por números e resultados, o Bradesco busca humanizar a relação com seus clientes. “A verdade e a relação sem ser pautada apenas em publicidade ou contratos não são mais o principal fator de influência. Hoje, a influência vem da relação genuína”, declarou Garcia.

Ela acrescentou que as redes sociais ampliaram o alcance dessas interações, permitindo que experiências individuais influenciem grandes grupos de consumidores.

Tecnologia e uso de dados

A executiva também falou sobre os desafios de se comunicar em um cenário de múltiplos canais. Sobre o assunto, Garcia ressaltou que a inteligência artificial tem sido fundamental para adaptar peças em escala e melhorar a segmentação da comunicação. No entanto, destacou que o uso de métricas, dados comportamentais e disciplina estratégica são ainda mais importantes para garantir que a mensagem chegue ao cliente certo no momento adequado.

“Métrica é tudo: disciplina, foco e responsabilidade com aquilo que estamos entregando. O Bradesco investe muito em tecnologia, mas também em inovação, governança e melhorias contínuas”, apontou a CMO.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;