CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAções da Intel sobem 50% no último mês e participação dos EUA chega a R$85,5 bilhões

Notícias do Brasil

Fenabrave reduz de 4,4% para 2,6% previsão de crescimento das vendas de veículos no ano

Publicado 02/10/2025 • 19:15 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • A Fenabrave reduziu a previsão de crescimento das vendas de veículos zero km de 4,4% para 2,6% em 2025, projetando 2,7 milhões de unidades vendidas.
  • O principal fator que freia as vendas é a alta taxa de juros; a expansão do crédito ao consumidor caiu de 31,4% para 3,8% desde outubro do ano passado, limitando o crescimento do mercado automotivo.
  • Carros de passeio e utilitários leves devem crescer 3%, caminhões devem cair 7%, ônibus crescer 6%, e motos apresentam alta significativa de 15%, acima da projeção anterior de 10%.

Pixabay

A Fenabrave, associação que representa as concessionárias de automóveis, voltou a revisar para baixo as previsões de vendas de veículos zero quilômetro neste ano, atribuindo a mudança ao efeito da desaceleração do crédito.

O prognóstico de crescimento das vendas, que começou o ano em 5%, foi revisto para 4,4% em julho e agora está em 2,6%. Se confirmada a expectativa da entidade, 2025 deve terminar com 2,7 milhões de unidades vendidas, somando carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

“O ponto principal é a taxa de juros. Infelizmente, se tivéssemos uma taxa menor, o crescimento seria muito mais agressivo, ultrapassaria até os 5% do início do ano”, explicou o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

Leia mais:
Vendas de veículos sobem 2,9% em setembro ante mesmo período do ano passado
Fim de crédito fiscal impulsiona alta nas vendas de veículos elétricos nos EUA

Ele lembrou que o Banco Central (BC) já deu sinais de que os juros de referência da economia, a Selic, só começarão a cair no ano que vem. Os dados de setembro revelaram que a comercialização de veículos está crescendo menos de 3% no acumulado desde o início do ano.

Na apresentação do balanço, a economista Tereza Fernandez observou que a expansão das concessões de crédito à pessoa física já caiu de 31,4% para 3,8% desde outubro do ano passado. Assim, pontuou, é possível chegar ao fim de 2025 sem crescimento de crédito.

A economista, responsável por traçar as premissas macroeconômicas que subsidiam as previsões da Fenabrave, disse que há preocupação em relação à oferta de financiamento com o avanço da inadimplência e o endividamento das famílias.

Na comparação com as previsões anunciadas em julho, a expectativa para o crescimento das vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, recuou de 5% para 3%. Em relação às vendas de caminhões, segmento bastante afetado pelos juros mais altos, a Fenabrave continua prevendo queda de 7%.

Para os ônibus, a entidade prevê crescimento de 6%, prognóstico mantido desde o início do ano. As novas previsões da associação das concessionárias incluem ainda um crescimento de 15% nas vendas de motos em 2025, para 2,16 milhões de unidades, acima dos 10% projetados anteriormente.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;