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Flixbus, da Alemanha, adapta negócio para oferecer viagens de ônibus no Brasil

Publicado 19/12/2024 • 17:19

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Flixbus está ganhando espaço no mercado brasileiro desde sua chegada em dezembro de 2021.
  • De origem alemã, empresa já conecta mais de 100 cidades em 15 estados brasileiros, com uma operação que ultrapassa 3 milhões de quilômetros por mês.
  • Sobre os desafios no Brasil, CEO comentou que as condições das estradas e as exigências regulatórias são pontos que diferem do modelo europeu.

A Flixbus, empresa de transporte rodoviário de origem alemã, está ganhando espaço no mercado brasileiro desde sua chegada em dezembro de 2021.

Segundo o CEO Edson Lopes, as condições das estradas e as exigências regulatórias são pontos que diferem do modelo europeu.

“Aqui, a infraestrutura é mais limitada, o que aumenta os custos de manutenção, mas estamos aprendendo a nos adaptar. Além disso, há uma concentração nos terminais rodoviários, enquanto na Europa conseguimos oferecer maior flexibilidade de embarque e desembarque”, afirmou.

Apesar disso, ele vê o mercado brasileiro com grande potencial. “O transporte rodoviário está se tornando cada vez mais digital, e estamos comprometidos em melhorar a experiência do cliente, com ferramentas modernas e atendimento ágil.”

A proposta da empresa é combinar preços acessíveis, tecnologia avançada e sustentabilidade, aproveitando a crescente demanda por alternativas ao transporte aéreo, especialmente devido às tarifas mais altas no setor.

“Nosso objetivo é oferecer viagens mais baratas e acessíveis, sem abrir mão da segurança e da eficiência, como já fazemos em mais de 40 países”, destacou Lopes.

A empresa, que opera em parceria com transportadoras locais autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já conecta mais de 100 cidades em 15 estados brasileiros, com uma operação que ultrapassa 3 milhões de quilômetros por mês.

Lopes afirmou que o modelo da Flixbus une tecnologia e logística para oferecer passagens a preços competitivos. “Utilizamos inteligência artificial para precificação dinâmica, o que nos permite ajustar os preços de acordo com a demanda, como ocorre nas companhias aéreas. Além disso, vendemos passagens com antecedência, o que ajuda a reduzir os custos operacionais”, disse.

Lopes ainda destacou que a Flixbus mantém um canal de comunicação aberto com os passageiros, respondendo prontamente às demandas e reclamações.

“Sabemos que o transporte rodoviário lida com expectativas altas, seja pela pressa ou pela ansiedade dos passageiros, e estamos aqui para garantir uma experiência positiva. Por isso, fomos indicados ao prêmio Reclame Aqui pelo terceiro ano consecutivo”, concluiu o CEO.

Com a alta demanda esperada para o período de festas, a empresa projeta um aumento significativo no volume de passageiros, reforçando sua posição no mercado brasileiro.

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