CNBC
O logotipo da Paramount Pictures é exibido em frente aos Estúdios Paramount em 31 de janeiro de 2024, em Los Angeles, Califórnia. O magnata da mídia Byron Allen fez uma oferta para comprar a Paramount Global em um acordo avaliado em US$ 30 bilhões, incluindo dívidas, de acordo com um porta-voz do Allen Media Group. Mario Tama/Getty Images/AFP (Foto de MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

CNBCParamount Skydance irá adquirir a Free Press, fundada por Bari Weiss

Mundo

OMC eleva previsão de comércio global para 2025 — mas o próximo ano não parece tão bom

Publicado 07/10/2025 • 11:24 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • O crescimento do volume do comércio global em 2025 deve atingir 2,4%, uma forte alta em relação à estimativa anterior.
  • Para 2026, no entanto, a organização cortou drasticamente sua expectativa anterior de crescimento do volume comercial de 1,8% para um fraco 0,5%.
  • “A previsão é que o crescimento do comércio desacelere em 2026, à medida que a economia global esfrie e o impacto total das tarifas mais altas seja finalmente sentido por um ano inteiro”, disse a OMC.
A picture taken in Geneva on February 5, 2024, shows the logo of the intergovernmental World Trade Organization (WTO) at its headquarters. The world's trade ministers could put the final touches to a historic fisheries deal when they meet in Abu Dhabi later this month, but other landmark agreements will likely prove more elusive. (Photo by Fabrice COFFRINI / AFP)

Fachada da sede da Organização Mundial do Comércio, em Genegra, na Suíça.

Fabrice Coffrini/AFP

A Organização Mundial do Comércio (OMC) elevou na terça-feira sua previsão para o crescimento do comércio global em 2025, mas alertou que a perspectiva para 2026 se deteriorou.

Em seu mais recente relatório “Perspectivas e Estatísticas do Comércio Global”, publicado na terça-feira, a OMC previu que o crescimento do volume comercial em 2025 se situaria em 2,4%, uma forte alta em relação à estimativa anterior de 0,9% no relatório de agosto da entidade comercial.

A perspectiva para o próximo ano não é tão otimista, no entanto, com a organização cortando drasticamente sua expectativa anterior de crescimento do volume comercial de 1,8% para um fraco 0,5%.

“A previsão é que o crescimento do comércio desacelere em 2026, à medida que a economia global esfrie e o impacto total das tarifas mais altas seja finalmente sentido por um ano inteiro”, disse a OMC.

As tarifas comerciais se tornaram uma característica dominante, e um headwind, para o comércio global desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, chocou aliados e adversários com seu regime de tarifas em larga escala em abril.

Os países correram para fechar acordos comerciais com a Casa Branca, mas mesmo aliados, como o Reino Unido, viram uma tarifa base de 10% permanecer sobre as mercadorias exportadas para os EUA.

Saiba mais:

Originais Times – Exclusivo CNBC: Grandes mudanças no mercado pet com fusão das gigantes Petz e Cobasi; entenda

Como as etiquetas de preço digitais podem mudar o futuro das compras de supermercado

Antecipação de importações

Os volumes do comércio global subiram acentuadamente no primeiro semestre de 2025 — alta de 4,9% em relação ao ano anterior — com vários fatores contribuindo para a expansão robusta.

Isso incluiu a antecipação de importações nos EUA em antecipação a tarifas comerciais mais altas, e condições macroeconômicas favoráveis com desinflação, políticas fiscais de apoio e mercados de trabalho apertados impulsionando a renda real e os gastos nas principais economias, disse a OMC.

O forte crescimento nos mercados emergentes e o aumento da demanda por bens relacionados à IA — incluindo semicondutores, servidores e equipamentos de telecomunicações — também impulsionaram o crescimento do comércio global, acrescentou, com os gastos relacionados à IA movimentando quase metade da expansão geral do comércio no primeiro semestre do ano, subindo 20% em relação ao ano anterior em termos de valor.

A concorrência global no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos relacionados à IA se acirrou, com os EUA e a Ásia buscando dominar o setor.

A OMC observou que os EUA foram responsáveis por cerca de um quinto do crescimento do comércio global relacionado à IA no primeiro semestre de 2025. No entanto, a maior parte da expansão veio da Ásia, que foi responsável por quase dois terços do crescimento do comércio global relacionado à IA no mesmo período.

As principais economias estão em uma corrida para desenvolver suas capacidades de inteligência artificial, com os EUA e a China buscando dominar o setor. A OMC observou que os EUA foram responsáveis por cerca de um quinto do crescimento do comércio global relacionado à IA no primeiro semestre de 2025. No entanto, a maior parte da expansão veio da Ásia, que foi responsável por quase dois terços do crescimento do comércio global relacionado à IA no mesmo período.

“O crescimento do comércio se estendeu por toda a cadeia de valor digital, desde silício bruto e gases especiais até dispositivos que alimentam plataformas em nuvem e aplicativos de IA”, disse a OMC em seu relatório, observando que “o desempenho de exportação da Ásia foi forte em produtos relacionados à IA, consistente com o aumento mundial de investimento neste setor.”

Um risco-chave de baixa para a previsão mais recente é a propagação de medidas restritivas ao comércio e a incerteza política para mais economias e setores, observaram economistas da OMC. Por outro lado, eles disseram que o crescimento sustentado no comércio de bens e serviços relacionados à IA poderia fornecer um impulso de médio prazo ao comércio global.

O crescimento das exportações globais de serviços deve desacelerar de 6,8% em 2024 para 4,6% em 2025 e 4,4% em 2026. Embora não esteja diretamente sujeito a tarifas, o comércio de serviços pode ser afetado indiretamente por meio de ligações com o comércio de bens e a produção.

Desaceleração acentuada

Olhando para o futuro, possíveis sinais de fraqueza no comércio e na produção industrial já foram observados em economias desenvolvidas, incluindo redução da confiança de empresas e consumidores e crescimento mais lento do emprego e da renda, observou a OMC.

Comentando sobre as perspectivas mais recentes da organização, a Diretora-Geral Ngozi Okonjo-Iweala disse que “a resposta comedida dos países às mudanças tarifárias em geral, o potencial de crescimento da IA, bem como o aumento do comércio entre o resto do mundo — particularmente entre as economias emergentes — ajudaram a aliviar os reveses comerciais em 2025.”

“A resiliência comercial em 2025 se deve em grande parte à estabilidade proporcionada pelo sistema multilateral de comércio baseado em regras. No entanto, a complacência não é uma opção”, ela acrescentou.

“As perturbações de hoje no sistema de comércio global são um apelo à ação para que as nações reimaginem o comércio e juntas estabeleçam uma base mais forte que proporcione maior prosperidade para as pessoas em todos os lugares”, disse Okonjo-Iweala.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;