Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
OMC eleva previsão de comércio global para 2025 — mas o próximo ano não parece tão bom
Publicado 07/10/2025 • 11:24 | Atualizado há 2 meses
Trump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda
Putin rompe silêncio sobre plano de paz e diz que Moscou está pronta para negociações ‘sérias’
SEC investiga Jefferies por colapso da First Brands
Lucros industriais da China recuam 5,5% em outubro, o pior desempenho em cinco meses
Por que as negociações de preços do Medicare importam para Novo Nordisk, AstraZeneca e outras farmacêuticas europeias
Publicado 07/10/2025 • 11:24 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Fachada da sede da Organização Mundial do Comércio, em Genegra, na Suíça.
Fabrice Coffrini/AFP
A Organização Mundial do Comércio (OMC) elevou na terça-feira sua previsão para o crescimento do comércio global em 2025, mas alertou que a perspectiva para 2026 se deteriorou.
Em seu mais recente relatório “Perspectivas e Estatísticas do Comércio Global”, publicado na terça-feira, a OMC previu que o crescimento do volume comercial em 2025 se situaria em 2,4%, uma forte alta em relação à estimativa anterior de 0,9% no relatório de agosto da entidade comercial.
A perspectiva para o próximo ano não é tão otimista, no entanto, com a organização cortando drasticamente sua expectativa anterior de crescimento do volume comercial de 1,8% para um fraco 0,5%.
“A previsão é que o crescimento do comércio desacelere em 2026, à medida que a economia global esfrie e o impacto total das tarifas mais altas seja finalmente sentido por um ano inteiro”, disse a OMC.
As tarifas comerciais se tornaram uma característica dominante, e um headwind, para o comércio global desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, chocou aliados e adversários com seu regime de tarifas em larga escala em abril.
Os países correram para fechar acordos comerciais com a Casa Branca, mas mesmo aliados, como o Reino Unido, viram uma tarifa base de 10% permanecer sobre as mercadorias exportadas para os EUA.
Saiba mais:
Como as etiquetas de preço digitais podem mudar o futuro das compras de supermercado
Os volumes do comércio global subiram acentuadamente no primeiro semestre de 2025 — alta de 4,9% em relação ao ano anterior — com vários fatores contribuindo para a expansão robusta.
Isso incluiu a antecipação de importações nos EUA em antecipação a tarifas comerciais mais altas, e condições macroeconômicas favoráveis com desinflação, políticas fiscais de apoio e mercados de trabalho apertados impulsionando a renda real e os gastos nas principais economias, disse a OMC.
O forte crescimento nos mercados emergentes e o aumento da demanda por bens relacionados à IA — incluindo semicondutores, servidores e equipamentos de telecomunicações — também impulsionaram o crescimento do comércio global, acrescentou, com os gastos relacionados à IA movimentando quase metade da expansão geral do comércio no primeiro semestre do ano, subindo 20% em relação ao ano anterior em termos de valor.
A concorrência global no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos relacionados à IA se acirrou, com os EUA e a Ásia buscando dominar o setor.
A OMC observou que os EUA foram responsáveis por cerca de um quinto do crescimento do comércio global relacionado à IA no primeiro semestre de 2025. No entanto, a maior parte da expansão veio da Ásia, que foi responsável por quase dois terços do crescimento do comércio global relacionado à IA no mesmo período.
As principais economias estão em uma corrida para desenvolver suas capacidades de inteligência artificial, com os EUA e a China buscando dominar o setor. A OMC observou que os EUA foram responsáveis por cerca de um quinto do crescimento do comércio global relacionado à IA no primeiro semestre de 2025. No entanto, a maior parte da expansão veio da Ásia, que foi responsável por quase dois terços do crescimento do comércio global relacionado à IA no mesmo período.
“O crescimento do comércio se estendeu por toda a cadeia de valor digital, desde silício bruto e gases especiais até dispositivos que alimentam plataformas em nuvem e aplicativos de IA”, disse a OMC em seu relatório, observando que “o desempenho de exportação da Ásia foi forte em produtos relacionados à IA, consistente com o aumento mundial de investimento neste setor.”
Um risco-chave de baixa para a previsão mais recente é a propagação de medidas restritivas ao comércio e a incerteza política para mais economias e setores, observaram economistas da OMC. Por outro lado, eles disseram que o crescimento sustentado no comércio de bens e serviços relacionados à IA poderia fornecer um impulso de médio prazo ao comércio global.
O crescimento das exportações globais de serviços deve desacelerar de 6,8% em 2024 para 4,6% em 2025 e 4,4% em 2026. Embora não esteja diretamente sujeito a tarifas, o comércio de serviços pode ser afetado indiretamente por meio de ligações com o comércio de bens e a produção.
Olhando para o futuro, possíveis sinais de fraqueza no comércio e na produção industrial já foram observados em economias desenvolvidas, incluindo redução da confiança de empresas e consumidores e crescimento mais lento do emprego e da renda, observou a OMC.
Comentando sobre as perspectivas mais recentes da organização, a Diretora-Geral Ngozi Okonjo-Iweala disse que “a resposta comedida dos países às mudanças tarifárias em geral, o potencial de crescimento da IA, bem como o aumento do comércio entre o resto do mundo — particularmente entre as economias emergentes — ajudaram a aliviar os reveses comerciais em 2025.”
“A resiliência comercial em 2025 se deve em grande parte à estabilidade proporcionada pelo sistema multilateral de comércio baseado em regras. No entanto, a complacência não é uma opção”, ela acrescentou.
“As perturbações de hoje no sistema de comércio global são um apelo à ação para que as nações reimaginem o comércio e juntas estabeleçam uma base mais forte que proporcione maior prosperidade para as pessoas em todos os lugares”, disse Okonjo-Iweala.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Toyota apresenta o Yaris Cross no Brasil; veja valores da pré-venda
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
Hapvida: após tombo, companhia anuncia recompra de ações; entenda o que isso significa
4
Liquidação do Banco Master afeta 58 FIDCs que somam R$ 3,9 bilhões
5
Grupo Mateus: o que é CMMV? Entenda cálculo que gerou crise na empresa