Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
IA está prestes a desestruturar o mercado de trabalho — algumas funções podem ‘se transformar radicalmente’, aponta relatório
Publicado 08/10/2025 • 10:27 | Atualizado há 5 horas
Publicado 08/10/2025 • 10:27 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Unsplash
A inteligência artificial está prestes a desestruturar o mercado de trabalho — mas alguns trabalhadores estão mais na mira do que outros, de acordo com especialistas em trabalho.
Cerca de 1 em cada 4 (ou 26%) dos empregos anunciados no site de carreiras Indeed no ano passado está prestes a se “transformar radicalmente” devido à inteligência artificial generativa, também conhecida como IA generativa, de acordo com um relatório de setembro do Indeed.
A IA generativa — cujos exemplos incluem o Chat GPT da OpenAI e o Gemini do Google — imita o poder do cérebro humano ao criar conteúdo original como texto, imagens, vídeo, áudio ou código de software a partir de um comando do usuário.
Setores nos quais a IA generativa pode suplantar as habilidades de raciocínio cognitivo de um ser humano — como certos empregos em tecnologia e finanças — estão mais em risco, disse Laura Ullrich, diretora de pesquisa econômica para a América do Norte no Indeed.
“Os empregos com maior probabilidade de ter um alto grau de transformação são os empregos de colarinho branco”, disse Ullrich.
Em contraste, certas funções como enfermagem e empregos de colarinho azul na manufatura ou construção estão mais isoladas, disse Ullrich.
Isso ocorre porque as ocupações que dependem mais fortemente de trabalho físico ou interação humana permanecem fora do escopo atual da IA generativa, pelo menos por enquanto, de acordo com o relatório do Indeed.
Empregos em “áreas mais bem remuneradas onde uma educação universitária e habilidades analíticas podem ser um plus” são as mais expostas à inteligência artificial, de acordo com um estudo de 2023 do Pew Research Center. Analistas de orçamento, digitadores de dados, preparadores de impostos, redatores técnicos e desenvolvedores web são exemplos de tais empregos, constatou o estudo.
No geral, 19% dos trabalhadores americanos em 2022 estavam em empregos que são os “mais expostos à IA”, nos quais suas atividades mais importantes podem ser substituídas ou assistidas por IA, constatou o Pew.
Outros tipos de IA também parecem propensos a desestabilizar o status quo. A IA agêntica, por exemplo, é construída sobre os mesmos modelos da IA generativa, mas também tem a capacidade de realizar tarefas em nome dos usuários, disse Olivier Toubia, professor da Columbia Business School que estuda inovação e indústrias criativas.
Por exemplo, enquanto a IA generativa pode criar um roteiro para suas férias, a IA agêntica pode potencialmente reservar uma viagem para você, ele disse. A IA agêntica pode fornecer serviços a clientes ou interagir com consumidores em call centers. “Qualquer trabalho que tenha a ver com informação pode ser impactado”, disse Toubia.
Saiba mais:
Professores brasileiros lideram uso de inteligência artificial na educação
Algumas empresas já deram a entender cortes na força de trabalho por causa da IA. Por exemplo, o CEO da Accenture, uma empresa global de serviços profissionais, delineou recentemente planos para demitir funcionários que não conseguem se requalificar em inteligência artificial. O CEO da Salesforce, Marc Benioff, disse no final de agosto que a empresa havia cortado 4.000 funções de suporte ao cliente devido à IA.
“Eu reduzi de 9.000 para cerca de 5.000 funcionários, porque preciso de menos pessoas”, disse Benioff na época. No entanto, economistas observam que a extensão da mudança é mínima neste momento.
Apesar da ansiedade generalizada sobre os efeitos da IA no mercado de trabalho de hoje, tais preocupações permanecem “em grande parte especulativas”, de acordo com um relatório de 1º de outubro do Yale University Budget Lab.
“No geral, nossas métricas indicam que o mercado de trabalho mais amplo não experimentou uma perturbação perceptível desde o lançamento do ChatGPT, há 33 meses, enfraquecendo os temores de que a automação por IA esteja atualmente corroendo a demanda por trabalho cognitivo em toda a economia”, escreveram os pesquisadores.
A tecnologia também tem algumas falhas, disseram especialistas. Por exemplo, a IA ainda pode alucinar e produzir trabalho impreciso, eles disseram.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
De quem é a culpa da crise dos COEs de Ambipar e Braskem?
Preço do ouro atinge US$ 4 mil por onça-troy pela primeira vez na história
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
SoftBank comprará divisão de robótica da ABB por US$ 5,4 bilhões para ampliar presença em IA