CNBC
ouro

CNBCPreço do ouro atinge US$ 4 mil por onça-troy pela primeira vez na história

Notícias do Brasil

Promoções de bebidas destiladas caem nos mercados após casos de adulteração com metanol

Publicado 08/10/2025 • 12:29 | Atualizado há 5 horas

Destilados recuam nas campanhas de ofertas após casos de adulteração com metanol. Cervejas e vinhos ampliam presença nas promoções de supermercados. Varejistas ajustam mix promocional diante da perda de confiança do consumidor.

Os destilados e afins registraram queda significativa nas campanhas de ofertas em supermercados, segundo levantamento da Shopping Brasil, empresa que monitora diariamente anúncios de grandes redes varejistas.

A redução ocorre em meio à repercussão dos casos de bebidas adulteradas com metanol, que já causaram mortes no país e afetaram a confiança do consumidor.

Na segunda semana de setembro, as campanhas de destilados representavam 20,7% das ofertas do setor.

O índice caiu para 19,9% na última semana do mês e atingiu 17,2% na primeira semana de outubro, segundo dados da plataforma.

O monitoramento inclui anúncios em redes sociais, campanhas de TV e encartes físicos e digitais de varejistas nacionais e regionais.

Leia também:
Lewandowski não descarta crime organizado em adulterações e diz que PF vai rastrear origem molecular do metanol

Mercado Livre suspende temporariamente anúncios de bebidas destiladas após casos de intoxicação por metanol

Cervejas e vinhos avançam

Enquanto os destilados recuam, outras categorias alcoólicas apresentaram crescimento no mesmo período.

As cervejas alcoólicas passaram de 25,6% para 27% das campanhas, e os vinhos, espumantes e fermentados subiram de 16,9% para 17,4%.

O movimento indica que os supermercados estão ajustando suas estratégias promocionais, priorizando produtos com maior demanda e confiança do público.

Fim de ano e Black Friday podem redefinir cenário

De acordo com Renata Gonzalez, sócia e diretora comercial da Shopping Brasil, a categoria de destilados historicamente tem papel importante nas campanhas de fim de ano, especialmente durante a Black Friday.

“Os episódios recentes envolvendo a adulteração de bebidas provocaram uma retração nas ações promocionais deste segmento”, afirma.

“Ao mesmo tempo, vemos outras categorias alcoólicas, como cervejas e vinhos, ganhando espaço nas ofertas, evidenciando a necessidade de adaptar as estratégias de comunicação e sortimento ao novo comportamento do consumidor”, completa.

O setor agora observa o comportamento das próximas semanas, quando começam as ações sazonais de novembro e dezembro, tradicionalmente marcadas por forte presença das bebidas premium nas prateleiras promocionais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;