Mariah Carey.

CNBC Quanto Mariah Carey ganha com “All I Want for Christmas Is You”? Veja valor

Economia Brasileira

Europa: queda nas ações mostra fuga de ativos mais arriscados, diz especialista

Publicado 20/12/2024 • 09:50

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A queda nas ações europeias mostra uma fuga de investidores de ativos mais arriscados, depois que o Federal Reserve sinalizou um ritmo mais lento de cortes na taxa de juros no próximo ano.
  • "Um ritmo mais lento de corte de taxa de juros indica um desencorajamento do investimento em ativos de risco como ações, especialmente em mercados fora dos Estados Unidos", diz especialista.
  • Na quinta, o STOXX 600 fechou em queda de 1,51%, a 506,66 pontos, atingindo o nível mais baixo em três semanas, com todos os principais setores no território negativo.

As ações da Europa caíram nesta quinta-feira (19), com investidores fugindo de ativos mais arriscados depois que o Federal Reserve sinalizou um ritmo mais lento de cortes na taxa de juros no próximo ano, explica George Sales, coordenador do Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças na FIPECAFI.

“Um ritmo mais lento de corte de taxa de juros indica um desencorajamento do investimento em ativos de risco como ações, especialmente em mercados fora dos Estados Unidos. Então, investidores globais tendem a reagir de forma uniforme a esse tipo de evento dado por um Banco Central, reduzindo as posições em ações. Assim, partem para mercado, onde percebe que vai ter um retorno mais garantido na renda fixa”, disse Sales em entrevista ao Agora, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Na quinta, o STOXX 600 fechou em queda de 1,51%, a 506,66 pontos, atingindo o nível mais baixo em três semanas, com todos os principais setores no território negativo.

As ações globais sofreram turbulência depois que o Fed cortou os juros, conforme esperado, na quarta-feira, mas o chair Jerome Powell disse que mais reduções nos custos de empréstimos dependem agora de mais progresso na redução da inflação teimosamente alta.

Também nesta quinta-feira, Wall Street tinha uma pequena recuperação depois que as ações dos EUA registraram a maior queda diária em meses na última sessão.

O setor imobiliário, que é mais sensível aos juros, esteve entre os que mais perderam, com queda de 2,4%, enquanto o índice de tecnologia também caiu 2,4%, depois que megacaps gigantes sofreram grandes perdas em Wall Street.

MAIS EM Economia Brasileira