CNBC

CNBCTrump diz que China “está se tornando hostil” e ameaça com novas tarifas por controle de terras raras

Investimentos

Governo apresenta programa de crédito imobiliário que amplia acesso e atrai investimentos

Publicado 10/10/2025 • 12:26 | Atualizado há 23 horas

Canal GOV

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (10) do lançamento do novo modelo de crédito imobiliário em São Paulo, evento que contou também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A cerimônia reuniu autoridades do setor financeiro, da construção civil e representantes de bancos públicos.

Segundo Haddad, a reforma moderniza o uso da poupança para alavancar o crédito habitacional e aumentar a eficiência do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). “O Banco Central apresentou um modelo estrutural de mudança do financiamento, garantindo que todos aqueles penduricalhos da poupança têm lugar a um projeto estrutural que vai canalizar o dinheiro mais barato da economia brasileira para a produção da construção civil”, afirmou o ministro.

Haddad destacou ainda iniciativas para atrair investimentos estrangeiros ao Brasil. “O Eco Invest do Tesouro Nacional aporta recursos do BNDES e lançou, ontem, o seu terceiro edital, agora comprometido, o Rede Cambial, que ficou completamente amarrado no Tesouro Nacional para permitir mais investimentos estrangeiros no Brasil, com uma segurança mínima contra eventuais variações bruscas da taxa de câmbio”, explicou.

O ministro também mencionou medidas recentes para proteger os trabalhadores e ampliar o acesso à habitação: “Com a regulamentação do Fundo de Garantia do Crédito Consignado, estamos corrigindo uma das maiores injustiças já cometidas contra o trabalhador brasileiro, garantindo mais recursos para que ele tenha acesso à casa própria.”

O vice-presidente Alckmin ressaltou a importância do crédito seguro e da expansão habitacional. “Estamos aumentando a oferta de crédito em 20 bilhões, ampliando o teto para 2 milhões, atendendo a classe média e modernizando o sistema brasileiro de empréstimos. Isso vai gerar mais casa, mais emprego”, afirmou.

O presidente Lula reforçou a relevância social do programa, destacando o impacto na vida de famílias que ainda não têm acesso à moradia adequada. “Quem ganha até 5 mil reais por mês precisa de políticas de inclusão social. Este programa foi feito pensando nessas pessoas, garantindo que possam ter uma casa melhor, com dignidade”, disse. O presidente ainda enfatizou a necessidade de fortalecer a economia interna: “Quanto mais essas pessoas ganharem, mais vão comprar casa, melhorar a qualidade dos produtos que consomem, e isso movimenta a economia brasileira”.

O evento reforça a agenda do governo de ampliar o crédito habitacional e estruturar o sistema financeiro para gerar segurança, inclusão social e oportunidades de investimento.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Investimentos

;