Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ministros da Índia e Canadá costuram reaproximação diplomática rompida desde 2023
Publicado 13/10/2025 • 07:40 | Atualizado há 14 horas
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 13/10/2025 • 07:40 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
O primeiro-ministro indiano Narendra Modi se reuniu com a ministra das Relações Exteriores do Canadá em Nova Délhi na segunda-feira (13/10), a visita de mais alto nível desde que ambos os lados concordaram em reinstaurar embaixadores após romperem relações diplomáticas. “As relações bilaterais Índia-Canadá têm progredido constantemente nos últimos meses”, disse o ministro das Relações Exteriores indiano Subrahmanyam Jaishankar a Anita Anand, ministra das Relações Exteriores canadense, após o encontro dela com Modi.
“Quando olhamos para o Canadá, vemos uma economia complementar, vemos outra sociedade aberta… essa é a base para um arcabouço de cooperação próximo, sustentável e de longo prazo”, disse Jaishankar em breves comentários transmitidos pelo Ministério das Relações Exteriores.
As relações haviam se deteriorado após acusações canadenses de que Nova Délhi estaria envolvida no assassinato de um líder sikh canadense em 2023 — alegações que a Índia negou. A fenda diplomática interrompeu severamente os serviços consulares e comerciais entre as nações, que trocaram cerca de US$ 9 bilhões em bens e serviços em 2023.
As relações melhoraram desde que o primeiro-ministro canadense Mark Carney assumiu o cargo em março. Ele se encontrou com Modi em junho, à margem da cúpula do G7 no Canadá, onde concordaram em nomear novos altos-comissários, como são conhecidos os embaixadores entre as nações da Commonwealth.
Ambos os enviados já iniciaram seus trabalhos. Anand disse que seu encontro com Modi estava “construindo o ímpeto” de suas conversas com Carney. “Canadá e Índia estão elevando a relação entre nossos países, enquanto mantemos nosso diálogo sobre aplicação da lei e segurança e expandimos nossa relação econômica”, publicou Anand nas redes sociais.
Com o presidente dos EUA, Donald Trump, abalando o comércio global, tanto a Índia quanto o Canadá têm se mostrado muito mais dispostos a trabalhar juntos. Anand também deve se encontrar com o ministro do Comércio da Índia, Piyush Goyal, bem como com líderes empresariais na capital financeira Mumbai.
Histórico
O Canadá abriga a maior comunidade sikh fora da Índia. Essa comunidade inclui ativistas do “Khalistan”, um movimento separatista marginal que busca um estado independente para a minoria religiosa.
Ottawa acusou a Índia de orquestrar o assassinato em 2023 em Vancouver de Hardeep Singh Nijjar, um cidadão canadense naturalizado de 45 anos, proeminente defensor do Khalistan, e de visar outros ativistas sikhs ligados ao movimento.
A campanha do Khalistan vem desde a independência da Índia em 1947 e tem sido responsabilizada pelo assassinato de um primeiro-ministro e pelo bombardeio de um avião de passageiros. Esse histórico tem sido uma questão amarga entre a Índia e várias nações ocidentais com grandes populações sikhs.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG