Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump manda libertar ex-deputado George Santos, filho de brasileiros, acusado de fraude eletrônica e roubo de identidade
Publicado 17/10/2025 • 19:44 | Atualizado há 12 horas
Taxa de aprovação de Trump na economia sofre golpe devido a shutdown e inflação, aponta pesquisa CNBC
“Empréstimos problemáticos” causam venda em massa de ações dos bancos globais
Empresa chinesa de robotáxis Pony.ai fará parceria com a Stellantis para expandir operações na Europa
China acusa EUA de causar pânico sobre controle de terras raras e diz estar aberta ao diálogo
Fintech avaliada em US$ 7,3 bilhões abre nova rodada de financiamento
Publicado 17/10/2025 • 19:44 | Atualizado há 12 horas
Ex-deputado George Santos
Foto: Shannon Stapleton | Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na noite de sexta-feira (17) que comutou a pena de prisão de George Santos, libertando imediatamente o ex-congressista republicano em desgraça.
Em uma publicação no Truth Social, Trump escreveu que Santos “era um tanto vilão, mas há muitos vilões em todo o país que não são forçados a cumprir sete anos de prisão”.
George Santos, de 37 anos, havia sido condenado a 87 meses de prisão federal após se declarar culpado de fraude eletrônica e roubo de identidade qualificado.
O ex-representante de Nova York serviu na Câmara por menos de um ano, antes de ser expulso do Congresso em dezembro de 2023, em meio a uma série de escândalos.
Mesmo antes de tomar posse, Santos admitiu ter mentido sobre detalhes importantes de sua vida durante a campanha eleitoral. Enquanto estava no Congresso, foi acusado pelo Departamento de Justiça de diversos crimes federais, incluindo fraude, roubo, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Antes de se entregar, o ex-parlamentar publicou vídeos personalizados na plataforma Cameo — com valores a partir de US$ 300 — e participou de transmissões ao vivo no X (antigo Twitter). Em uma das postagens, escreveu:
“O pano caiu, os holofotes se apagaram e os cristais foram guardados. Foi bagunçado? Sempre. Glamouroso? Às vezes. Honesto? Tentei… na maioria dos dias.”
Durante uma live de mais de uma hora, Santos afirmou que não sabia se seria perdoado por Donald Trump, seu aliado político, e declarou que a decisão caberia apenas ao presidente dos Estados Unidos.
Segundo a NBC News, mesmo antes da posse, investigações da imprensa revelaram que George Santos havia falsificado informações em seu currículo e inventado passagens de sua biografia para enganar eleitores e doadores.
Em novembro de 2023, a Comissão de Ética da Câmara divulgou um relatório com indícios de crimes federais, o que reforçou a decisão do plenário pela sua expulsão. Posteriormente, o Departamento de Justiça formalizou as acusações, encerrando uma das trajetórias mais polêmicas e breves da história recente do Legislativo norte-americano.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
“Deusa da riqueza”, chinesa é condenada pelo maior golpe em criptomoedas da história
Bitcoin opera em queda com impactos de temores sobre crédito bancário e tensões EUA-China
João Fukunaga renuncia ao cargo de presidente da Previ
Microsoft oferece extensão gratuita para o Windows 10
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’