CNBC

CNBCEnquanto tenta alcançar a OpenAI, Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA

Mundo

Vitória de Rodrigo Paz sinaliza esgotamento do ciclo da esquerda na Bolívia

Publicado 19/10/2025 • 21:52 | Atualizado há 6 horas

KEY POINTS

  • O senador de centro Rodrigo Paz venceu o segundo turno das eleições bolivianas com 54% dos votos, contra 45% de Jorge 'Tuto' Quiroga, segundo o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), que classificou o resultado como “irreversível”.
  • O vice-presidente eleito, Edman Lara, defendeu um período de “reconciliação” e afirmou que a nova gestão vai priorizar soluções rápidas para a crise econômica que afeta o país.
  • Uma das principais tarefas do novo governo será restabelecer relações diplomáticas com Washington, rompidas desde 2008, quando o então presidente Evo Morales expulsou o embaixador americano por suposta ingerência.

Foto: AIZAR RALDES / AFP

Rodrigo Paz

O senador de centro Rodrigo Paz foi eleito presidente da Bolívia durante o segundo turno das eleições presidenciais do país neste domingo (19).

Quando a contagem foi publicada pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) boliviano, por volta das 21 horas (de Brasília), Paz aparecia com 54% dos votos, ante 45% do ex-presidente conservador Jorge ‘Tuto’ Quiroga. No momento, 98% das urnas haviam sido apuradas. O próprio presidente do TSE da Bolívia, Oscar Hassenteufel, afirmou que o resultado “parece ser irreversível”.

Leia também:
Bolívia encerra votação presidencial com alta participação; economia é a principal preocupação dos eleitores
Bolívia vota hoje para presidente em meio a crise e possível fim da hegemonia da esquerda no país

Em conversa com jornalistas na porta de sua residência em Santa Cruz, o vice-presidente eleito, Edman Lara, declarou estar agradecido ao povo boliviano e pela oportunidade de governar a Bolívia. “É tempo de nos unirmos, é tempo de nos reconciliarmos. Acabaram-se as cores políticas.”

Lara afirmou que está pronto para ir a La Paz para, junto com Rodrigo Paz, “coordenar quais seriam as soluções que devem ser dadas o mais breve possível para a crise econômica que atinge a Bolívia”.

Uma das tarefas pendentes do novo governo boliviano será restabelecer as relações com os Estados Unidos, interrompidas desde a expulsão do embaixador americano em 2008 por suposta ingerência interna, quando o líder indígena Evo Morales era presidente, afirmam analistas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;