Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula vê novo patamar nas relações comerciais do Brasil com países asiáticos após sua viagem
Publicado 27/10/2025 • 11:24 | Atualizado há 2 meses
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 27/10/2025 • 11:24 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Mark Schiefelbein/Associated Press
Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre, nesta segunda-feira (27), o seu quinto dia de agenda no Sudeste Asiático. Ele valorizou o fato de sua comitiva ter também, além de políticos, mais de 100 empresários brasileiros, que estão conhecendo potencialidades e abrindo caminhos para trocas comerciais.
“O presidente não faz negócio, ele abre portas. E a receptividade tem sido extraordinária. Há muita vontade de conhecer o Brasil, de conhecer a transição energética que o Brasil está pensando, essa coisa maravilhosa de um país que tem quase 90% da sua energia elétrica renovável, de um país que tem petróleo e, ao mesmo tempo, defende que vamos trabalhar para que a gente não precise mais usar combustível fóssil”, disse o presidente.
Para Lula, há grandes chances de o fluxo comercial entre Brasil e países do leste asiático entrar em um patamar maior, ultrapassado os US$ 6 bilhões (R$ 32,2 bilhões) anuais. “Temos que fazer a nossa economia crescer, aumentar o comércio exterior, a nossa atração de investimentos. Isso só se faz com a química rolando. Isso não se faz por WhatsApp, não se faz por e-mail, se faz pegando na mão das pessoas, olhando nos olhos e convencendo”, afirmou.
Nessa segunda-feira, em Kuala Lumpur, capital da Malásia, Lula participa da abertura da 20ª Cúpula da Ásia do Leste. Em seguida, será recebido em um jantar de gala, oferecido pelo presidente da Malásia, Anwar Ibrahim, e pela primeira-dama, Wan Azizah Wan Ismail.
Lula está em viagem pelo Sudeste Asiático desde quinta-feira passada (23/10). Ele realizou visita oficial à Indonésia, onde tratou principalmente da cooperação econômica entre o Brasil e o país asiático. No dia 24, embarcou para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participou da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e do Fórum Bilateral Brasil-Malásia e cumpriu uma série de encontros bilaterais.
Sobre a Cúpula, de acordo com nota oficial do governo em balaço da viagem presidencial, a participação no evento “foi motivo de alegria e distinção, e retrato da retomada do protagonismo do Brasil no tabuleiro geopolítico internacional desde 2023. Uma perspectiva ativa e altiva na defesa do livre-comércio, das instituições multilaterais e do fim da dependência comercial concentrada em um ou outro parceiro”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Flamengo é vice-campeão da Copa Intercontinental; veja quanto vale o prêmio do 2º lugar
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações e reclamam de condições em fábrica da BYD na Bahia
4
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
5
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?