Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

CNBC Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

Brasil

76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins em desabamento de ponte

Publicado 24/12/2024 • 11:36

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • O acidente, ocorrido no domingo (22) na divisa entre Tocantins e Maranhão, também envolveu outro caminhão que carregava 22 mil litros de defensivos agrícolas.
  • A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb/SP), referência em análises ambientais, foi acionada para realizar testes avançados.
  • Ao todo, 19 municípios estão sob risco de impacto ambiental, incluindo 11 no Tocantins, como Aguiarnópolis e Tocantinópolis, e 8 no Maranhão.
Ponte que liga Estados do Maranhão e do Tocantins desaba.

Ponte que liga Estados do Maranhão e do Tocantins desaba.

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) confirmou que 76 toneladas de ácido sulfúrico, transportadas por um dos caminhões envolvidos no desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, caíram no Rio Tocantins.

O acidente, ocorrido no domingo (22) na divisa entre Tocantins e Maranhão, também envolveu outro caminhão que carregava 22 mil litros de defensivos agrícolas.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb/SP), referência em análises ambientais, foi acionada para realizar testes avançados que possam determinar a extensão dos danos causados pela contaminação.

Impacto ambiental

Ao todo, 19 municípios estão sob risco de impacto ambiental, incluindo 11 no Tocantins, como Aguiarnópolis e Tocantinópolis, e 8 no Maranhão, como Imperatriz e Estreito.

Por precaução, o governo do Maranhão orientou a suspensão da captação de água para abastecimento público nas cidades rio abaixo do local do acidente até que a diluição dos contaminantes seja confirmada como segura.

MAIS EM Brasil