Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
China suspende restrições à venda de minerais críticos para os EUA à medida que a trégua comercial se consolida
Publicado 10/11/2025 • 07:26 | Atualizado há 3 horas
Nvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
COP30 tem início no Brasil — e a ausência de Trump paira sobre a cúpula climática
Carros elétricos no Brasil: crescimento de 85% em 2024 não basta para consolidar mercado
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
Publicado 10/11/2025 • 07:26 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Gary Lerude / Flickr
A China reverteu uma série de restrições à exportação de minerais críticos e materiais de terras raras para os Estados Unidos, em um sinal de que uma trégua comercial entre as duas maiores economias do mundo está se mantendo. O Ministério do Comércio da China disse na sexta-feira que suspenderia alguns controles de exportação sobre minerais críticos usados em equipamentos militares, semicondutores e outras indústrias de alta tecnologia por um ano.
As restrições suspensas, impostas pela primeira vez em 9/10, incluem limites à exportação de certos elementos de terras raras, materiais de bateria de lítio e tecnologias de processamento. As relaxamentos de exportação seguem as conversas entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, em Busan, Coreia do Sul, em 30/10.
Pequim também reverteu as restrições retaliatórias sobre as exportações de gálio, germânio, antimônio e outros chamados materiais superduros, como diamantes sintéticos e nitretos de boro. Essas medidas, introduzidas em dezembro de 2024, foram amplamente vistas como retaliação às restrições de exportação de semicondutores expandidas de Washington à China. A China classifica esses materiais como “itens de dupla utilização”, o que significa que podem ser usados para fins civis e militares.
Além das aplicações militares, esses minerais críticos são usados em toda a indústria de semicondutores e outros setores de alta tecnologia – setores no centro das tensões comerciais EUA-China. Pequim também suspendeu as verificações mais rigorosas de usuário final e verificação de uso final para exportações de grafite de dupla utilização para os EUA, que foram impostas em dezembro de 2024, juntamente com a proibição geral de exportação.
A China domina a produção global da maioria dos minerais críticos e elementos de terras raras e tem usado cada vez mais suas políticas de exportação como alavanca em disputas comerciais. Como parte do mais recente acordo comercial China-EUA, os EUA concordaram com várias concessões, incluindo a redução de tarifas sobre importações chinesas em 10 pontos percentuais, e a suspensão das “tarifas recíprocas” aumentadas de Trump sobre importações chinesas até 10 de novembro de 2026. Os EUA também adiarão uma regra anunciada em 29/9 de setembro que teria colocado na lista negra as subsidiárias de propriedade majoritária de empresas chinesas em sua lista de entidades.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Bets consomem 13% do orçamento destinado à alimentação e mudam hábitos das famílias
2
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
3
Senado aprova acordo inicial para encerrar paralisação do governo dos EUA
4
EXCLUSIVO: Regus fecha com chineses um dos maiores contratos imobiliários do país; “coworking em alta”, diz CEO
5
COP30 tem início no Brasil — e a ausência de Trump paira sobre a cúpula climática