Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Google anuncia seu “maior plano de investimento na Alemanha”, 5,5 bilhões de euros até 2029
Publicado 11/11/2025 • 16:43 | Atualizado há 3 horas
ALERTA DE MERCADO:
Publicado 11/11/2025 • 16:43 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Tobias Schwarz / AFP
Marianne Janik, vice-presidente do Google Cloud para o Norte da Europa, Philipp Justus, vice-presidente do Google para a Europa Central, e Lars Klingbeil, ministro das Finanças e vice-chanceler alemão, concedem uma coletiva de imprensa em Berlim, em 11/11/2025, em que a empresa apresentou um grande plano de investimento para a Alemanha
O Google anunciou na terça-feira (10/11) seu “maior plano de investimento até agora” na Alemanha, totalizando 5,5 bilhões de euros (R$ 36,6 bilhões) até 2029 no “futuro digital” do país, que busca recuperar o atraso na corrida pela inteligência artificial.
A gigante de tecnologia americana quer investir em “mais infraestrutura de IA, capacidades de nuvem (computação remota) e crescimento econômico” no país, declarou em coletiva de imprensa Philipp Justus, diretor do Google Alemanha. Este plano “garantirá” cerca de 9 mil empregos por ano na Alemanha até 2029, acrescentou ele.
“Nosso país é e continua sendo um dos locais de investimento mais atraentes do mundo”, reagiu o chanceler Friedrich Merz na rede X.
Leia mais:
Enquanto todos investem em IA, Google se destaca por outro motivo; veja qual
Após o anúncio da construção de uma “fábrica de IA soberana” pela Deutsche Telekom e pela americana Nvidia na semana anterior, este é um novo investimento massivo em uma economia alemã em perda de competitividade e atrasada no setor digital. “São investimentos nos empregos do futuro” e “um sinal muito importante para mostrar que a Alemanha é um local de alta tecnologia”, declarou o ministro das finanças Lars Klingbeil durante a coletiva de imprensa.
A coletiva foi realizada em Berlim, na representação do estado de Hesse, onde o Google está estabelecido (em Frankfurt) e onde se encontra a maior rede de data centers da Alemanha.
O Google quer construir um segundo data center para a infraestrutura de nuvem nesta mesma região, que será parcialmente colocado em operação no segundo trimestre de 2027. Também quer expandir o primeiro centro inaugurado em 2023 em Hanau, nos arredores de Frankfurt.
A gigante digital também planeja a expansão de três de seus quatro locais na Alemanha: Frankfurt, Berlim e Munique, onde o Google possui mais de dois terços de seus 2,5 mil funcionários no país.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
2
O que é demissão silenciosa e por que ela pode explicar decisão do Nubank de exigir presença no escritório
3
Palavrões, demissões e polêmica no Nubank expõem abismo crescente entre bilionários e funcionários
4
Top 30 SUVs mais vendidos em outubro de 2025; veja quais modelos lideram o ranking
5
Após falência, Oi adia a divulgação que estava prevista para esta quarta-feira