CNBC

CNBCNvidia amplia presença na Índia com investimento de US$ 2 bilhões para orientar startups de IA

Notícias do Brasil

CNI lança SB COP, iniciativa global para integrar setor privado às discussões da conferência

Publicado 12/11/2025 • 12:01 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Durante a COP30, em Belém (PA), o presidente da CNI, Ricardo Alban, anunciou a criação da Sustainable Business COP30 (SB COP), iniciativa que pretende integrar permanentemente o setor produtivo às discussões sobre clima e sustentabilidade.
  • “Se nós, do setor privado, somos responsáveis pelo processo de descarbonização e seremos cobrados nas metas, é essencial que façamos parte dessas discussões formalmente”, afirmou Alban.

Durante a COP30, em Belém (PA), o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, anunciou a criação da Sustainable Business COP30 (SB COP), iniciativa que pretende integrar permanentemente o setor produtivo às discussões sobre clima e sustentabilidade.

“Se nós, do setor privado, somos responsáveis pelo processo de descarbonização e seremos cobrados nas metas, é essencial que façamos parte dessas discussões formalmente”, afirmou Alban, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (12).

Segundo o presidente da CNI, a SB COP seguirá o modelo de fóruns empresariais como o B20 (ligado ao G20) e o CEBRICS (voltado aos BRICS), que elaboram recomendações do setor privado para políticas públicas.

“Apresentamos a ideia à ONU e ao presidente Lula, e foi aceita. Esse é o grande legado da COP: a criação de um veículo formal que representa o setor produtivo globalmente”, disse.

O grupo reúne representantes de mais de 60 países e 41 milhões de empresas, que empregam cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

A nova estrutura vai funcionar de forma contínua, acompanhando as próximas conferências do clima. “A indústria está 100% comprometida com a sustentabilidade, com a viabilidade de transformar o meio ambiente e o ser humano em indutores do desenvolvimento econômico e social de forma harmônica”, concluiu Alban.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;