CNBC

CNBCEUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%

Empresas & Negócios

Black Friday pode girar R$ 15 bilhões no Brasil; veja o meio de pagamento favorito dos consumidores

Publicado 14/11/2025 • 15:47 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Estudo da ABECS projeta que 42% dos brasileiros devem comprar na Black Friday 2025.
  • A pesquisa com o Datafolha projeta aumento de 3% no ticket médio nacional, com gastos maiores sendo feitos por homens.
  • Eletrodomésticos e eletrônicos serão as categorias mais buscadas pelos consumidores.
ABECS e Instituto Datafolha projetam movimentação de cerca de R$ 15 bilhões na Black Friday de 2025. Foto: Ashkan Forouzani/Unsplash.

ABECS e Instituto Datafolha projetam movimentação de cerca de R$ 15 bilhões na Black Friday de 2025. Foto: Ashkan Forouzani/Unsplash.

ABECS e Instituto Datafolha projetam movimentação de cerca de R$ 15 bilhões na Black Friday de 2025. Foto: Ashkan Forouzani/Unsplash.

Programada para acontecer na última sexta-feira (28) do mês, a Black Friday de 2025 movimentará aproximadamente R$ 15 bilhões. A estimativa é de um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), feito em parceria com o Instituto Datafolha.

De acordo com a análise, 42% dos brasileiros pretendem comprar na data. Além disso, cada consumidor planeja gastar cerca de R$ 1.422 – valor 3% maior que o de 2024. 

Essas compras devem ser impulsionadas ainda pelos cartões de crédito, que podem ser o meio de pagamento preferido neste ano.

Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados escolherão crédito ou débito para pagar – e chega a 69% entre os consumidores das classes A/B. Dentro disso, 85% dos usuários de crédito pretendem parcelar compras.

Leia mais: Mais forte que a Black Friday? Shopee dispara em vendas no 11.11 em tempo recorde

Leia mais: Sea Ltd, dona da Shopee, vê seu lucro mais do que dobrar com recorde em vendas online

Produtos e categorias com maior demanda

No que se refere às categorias de compra, os itens mais desejados estão entre os eletrodomésticos ou eletrônicos. Ambos aparecem em 33% e 28% das intenções, respectivamente, segundo a pesquisa. 

Na categoria de eletrodomésticos, a procura deve estar concentrada em geladeiras e máquinas de lavar. Já nos eletrônicos, o celular segue no topo da demanda (9% das escolhas), seguido por televisões (8%).

Em paralelo, há ainda o segmento de vestuário e calçados. O estudo da ABECS destaca que roupas representam 26% das intenções, com destaque para camisas e calças. Outros 10% planejam comprar calçados. Ademais, móveis entram na lista com 13% da preferência, enquanto cosméticos e produtos de beleza ficam com 4%.

Perfil dos consumidores na Black Friday 2025

Quanto ao perfil dos consumidores, a pesquisa mostra forte adesão do público jovem. Dos entrevistados, 57% das pessoas entre 18 e 24 anos pretendem aproveitar a data. Por outro lado, os gastos maiores devem ficar por conta do público de 45 a 59 anos, que planejam gastar R$ 1.539,00. 

Há ainda o fator gênero. De acordo com o estudo, homens devem gastar, em média, R$ 1.621,00. Já as mulheres planejam desembolsar R$ 1.185,00. 

Enquanto isso, a disputa entre lojas físicas e e-commerce segue equilibrada. Em números, 55% diz priorizar lojas físicas – preferência maior entre mulheres e consumidores mais velhos. Já o e-commerce aparece como preferência entre homens, jovens de 18 a 34 anos, das classes A/B, chegando a 63% nessa faixa.

A Black Friday em cada região do país

Por fim, a análise regional mostra diferenças marcantes. Em intenção de compra, lideram as regiões norte (56%) e centro-oeste (46%). Enquanto isso, o nordeste aparece com 44%, o sudeste com 38% e o sul com 37%.

Contudo, se no centro-oeste os gastos com a Black Friday podem chegar a R$ 1.888,00, no norte o ticket médio deve ser de R$ 1.146,00. 

Nas regiões, as preferências repetem o cenário nacional. Eletrodomésticos e eletrônicos aparecem no topo em todos os estados. No Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste, as duas categorias ficam tecnicamente empatadas.

Por fim, a Black Friday de 2025 pode encerrar com eletrodomésticos e eletrônicos entre os itens mais vendidos. De acordo com o estudo da ABECS, eletrodomésticos chegam a 38% das escolhas no nordeste, eletrônicos atingem 38% no centro-oeste – e ambas as categorias quase empatam no sudeste, 32% e 31% respectivamente.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;