CNBC
Paris Hilton durante a 11ª Cerimônia do Prêmio Revelação no Hangar Barker, em 5 de abril de 2025.

CNBCO critério ‘incontestável’ de Paris Hilton para contratar em sua marca global

Notícias do Brasil

Após protesto, governo anuncia consulta a indígenas sobre hidrovia no Tapajós para escoamento de produção do agro

Publicado 16/11/2025 • 18:56 | Atualizado há 6 horas

KEY POINTS

  • O presidente Lula confirmou que retorna a Belém no dia 19 para se reunir com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e fortalecer a governança climática
  • Lula afirmou que se reunirá com representantes de países, organizações da sociedade civil, e governadores, com o objetivo de alinhar compromissos sobre transição justa e adaptação
  • O presidente criticou o negacionismo climático e fez um apelo por decisões concretas sobre financiamento e redução da dependência de combustíveis fósseis

Alex Ferro/COP30

Lula retorna a Belém no dia 19 para reunião com ONU sobre governança climática e financiamento

O governo federal anunciou que fará uma consulta prévia aos povos indígenas do Rio Tapajós sobre o projeto de hidrovia na região. A informação foi dada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, durante o encerramento da Cúpula dos Povos na COP30.

Segundo o ministro, será criada uma mesa de diálogo em Brasília para discutir o projeto com representantes indígenas. Ele afirmou ter tratado do tema com o presidente Lula e o ministro Rui Costa. Boulos também declarou que o governo pretende avançar na demarcação de terras indígenas até o próximo ano.

Saiba mais:

COP30 busca investimento em agropecuária sustentável e recuperação de áreas agrícolas degradadas

Na COP30, chefe do clima da ONU cobra resultados de negociadores e pede que países cedam

O anúncio ocorreu após um protesto dos indígenas Munduruku, que bloquearam uma das entradas da COP30 pedindo reunião com o presidente e criticando o decreto que prevê a privatização de empreendimentos hidroviários nos rios Madeira, Tocantins e Tapajós. Eles também manifestaram oposição à Ferrogrão, ferrovia planejada entre Mato Grosso e Pará.

Os indígenas foram recebidos pelo presidente da COP30, André Corrêa do Lago. A Cúpula dos Povos, evento paralelo à conferência climática, reuniu milhares de participantes em Belém e divulgou uma carta com críticas às políticas climáticas atuais. O evento terminou após cinco dias de debates e atividades culturais.

Descrição da área

O projeto de hidrovia está previsto para ocorrer na área onde se discute a construção de uma hidrovia, o rio Tapajós nasce da confluência dos rios Teles-Pires e Juruena. Trata-se de uma região que reúne alto potencial hidrelétrico, presença de terras indígenas e unidades de conservação, além de conectar o Mato Grosso — principal produtor de grãos do país — ao Arco Norte, eixo estratégico para o escoamento agrícola.

O Teles-Pires já abriga usinas hidrelétricas em operação, sem sistemas de transposição, e novos projetos de energia seguem previstos para os rios Juruena e Tapajós. Hoje, a navegação comercial se limita ao trecho entre Itaituba (PA) e a foz com o Amazonas, em Santarém (PA), cerca de 250 quilômetros, e a expansão dessa rota é considerada improvável no cenário atual.

Fonte: Gov/ Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)

Apesar da curta extensão, o Tapajós tem papel central no transporte de graneis sólidos vegetais produzidos no Mato Grosso, destinados ao transbordo em Santarém (PA), Santana (AP) ou Barcarena (PA). As previsões apontam aumento relevante da movimentação caso avancem a duplicação da BR-163 e a implantação da Ferrogrão — fatores que reforçam a pressão por infraestrutura adicional na região, incluindo a defesa de formalização da hidrovia.

Estudos preliminares do DNIT mostram que, com dragagens corretivas e aprofundamento do canal, o trecho poderia receber navegação de cabotagem e longo curso. Nesse cenário, o fluxo tende a superar o volume atualmente previsto, sustentando o interesse pela implantação da hidrovia na área onde o Tapajós se forma.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;