CNBC

Kevin Hassett indica que EUA podem dar tratamento especial ao café em meio a guerra tarifária

Economia Brasileira

‘O Pix é um ecossistema vivo que permite inovar o tempo todo’, diz CEO da PagBrasil

Publicado 17/11/2025 • 15:15 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Ao completar cinco anos de operação, o Pix se consolida como um dos maiores fenômenos de meios de pagamento do mundo, com 162 milhões de brasileiros utilizando a ferramenta para pagar e receber valores instantaneamente.
  • Para Alex Hoffman, CEO e cofundador da PagBrasil, o sucesso do sistema não se deve apenas às diretrizes regulatórias — mas ao fato de que o mecanismo “funciona, e funciona muito bem”.

Ao completar cinco anos de operação, o Pix se consolida como um dos maiores fenômenos de meios de pagamento do mundo, com 162 milhões de brasileiros utilizando a ferramenta para pagar e receber valores instantaneamente. Para Alex Hoffman, CEO e cofundador da PagBrasil, o sucesso do sistema não se deve apenas às diretrizes regulatórias, mas ao fato de que o mecanismo “funciona muito bem”.

Em entrevista ao Times Brasil — Licencaido Exclusivo CNBC nesta segunda-feira (14), Hoffman destacou que, além dos pilares regulatórios estabelecidos pelo Banco Central (instantaneidade, disponibilidade 24/7, participação obrigatória dos grandes bancos e gratuidade para transferências entre pessoas) existe um fator decisivo: a robustez tecnológica.

Leia também:
Pix chega aos Estados Unidos para atender demanda dos brasileiros, diz CEO da PagBrasil

“Eu gosto de mencionar sempre um quinto motivo esquecido. O Pix funciona e ele funciona muito bem. Se ele tivesse esses quatro pilares e não funcionasse praticamente 100% das vezes, as pessoas não teriam adotado”, afirmou.

“O Pix é um ecossistema vivo que permite empresas como a nossa inovarem o tempo todo”, disse. “Outros países tentaram fazer esquemas de pagamentos instantâneos parecidos e não tiveram o mesmo sucesso.”

Inovação guiada pelo setor privado

Hoffman ressalta que, embora o Banco Central defina a infraestrutura básica, grande parte das inovações surge das empresas do setor. Segundo ele, a evolução do Pix se apoia na iniciativa privada, enquanto o regulador atua quando é necessário padronizar ou organizar novos produtos.

Entre as novidades mais recentes, o executivo vê o Pix Automático, voltado para pagamentos recorrentes, como um marco que ganhará tração nos próximos anos. “Eu acho que 2026 é o ano do Pix Automático. Ele foi lançado em junho, mas as empresas ainda vão entender a importância e adotar”, disse.

Ele cita ainda o Pix Garantido, que permitirá a venda de recebíveis, e a integração entre Open Finance e inteligência artificial para “eliminar a interação humana” em muitos processos de pagamento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;