CNBC

CNBCA trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história

Notícias do Brasil

COP30: rascunhos indicam “fim melancólico” às expectativas sobre transição energética e desmatamento

Publicado 21/11/2025 • 11:01 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Os drafts da carta final, até aqui, não incluíram medidas para que as nações deixem de utilizar os combustíveis fósseis, nem sobre o fim do desmatamento.
  • Um bloco de mais de 30 países cobrou, nessa quinta-feira (20/11), a reinclusão de um plano para o abandono das energias fósseis no acordo final da COP30.
  • Omissão teria sido resultado do forte lobby exercido por países como Arábia Saudita, Rússia e Índia, que se opuseram à manutenção do mecanismo no documento final.

COP30

COP30: trabalhos seguem normalmente nesta sexta, após incêndio

A COP30 no Brasil vai chegando ao fim com esboços de decisões que têm desiludido os defensores do fim do combustível fóssil. Os rascunhos da carta final, até aqui, não incluíram a transição energética nem o fim do desmatamento.

À medida que as negociações progridem, são gerados os drafts, textos preliminares que servem de base para o acordo final.

A transição energética (com um mapa do caminho para fim do uso de combustíveis fósseis) foi o ponto mais sentido por ser ignorado nos drafts, o que causou reação imediata. Um bloco de mais de 30 países cobrou, nessa quinta-feira (20/11), a reinclusão de um plano para o abandono das energias fósseis no acordo final da COP30. O movimento, revelado em documento da delegação colombiana, critica a proposta atual apresentada pelo Brasil, considerada insatisfatória.

O bloco, que inclui Alemanha, Reino Unido e França, afirmou que, sem a inclusão do mapa do caminho sobre o tem, não assinarão o texto final.

Leia mais

COP30: após incêndio, sessões plenárias da Zona Azul serão retomadas nesta sexta-feira

Embora defendido por Lula desde a abertura dos trabalhos, o compromisso com um roteiro de transição energética desapareceu do novo texto base. O jornal The Guardian atribui essa omissão ao forte lobby exercido por países como Arábia Saudita, Rússia e Índia, que se opuseram à manutenção do mecanismo no documento final.

O Observatório do Clima repudiou o novo texto, chamando-o de ‘fraco’ e afirmando que ele ‘não pode ser aceito’ devido ao seu desequilíbrio. O Greenpeace afirmou que rejeita o texto do mutirão e pede a devolução do texto à Presidência para revisão.

Antes da aprovação final, os textos passarão pelo crivo da plenária, onde podem ser rejeitados ou modificados até o alinhamento de todos os países.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;