CNBC

CNBCTrump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda

Mundo

Empresa italiana lança ‘Iron Dome’ operado por IA para atender demanda por defesa na Europa

Publicado 28/11/2025 • 11:00 | Atualizado há 22 minutos

KEY POINTS

  • A revelação do novo sistema dome da Leonardo faz parte de um movimento de todo o setor por parte das principais contratadas de defesa (defense primes)
  • Apelidado de “Michelangelo Dome,” a Leonardo visa que o projeto esteja totalmente operacional até o final da década.
  • O movimento ocorre no momento em que as ações de defesa entraram em rali em 2025 em meio à escalada das tensões geopolíticas
O sistema de defesa aérea israelense Iron Dome dispara para interceptar mísseis sobre Tel Aviv, Israel, nesta sexta-feira, 13 de junho de 2025. O governo do Irã estaria revidando ataque promovido por Israel.

O sistema de defesa aérea israelense Iron Dome dispara para interceptar mísseis sobre Tel Aviv, Israel, nesta sexta-feira, 13 de junho de 2025. O governo do Irã estaria revidando ataque promovido por Israel.

LEO CORREA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A empresa de defesa italiana Leonardo revelou na quinta-feira planos para um escudo movido por IA para cidades e infraestrutura crítica, somando-se ao impulso da Europa para aumentar as capacidades de defesa soberanas em meio à escalada das tensões geopolíticas.

O sistema, apelidado de “Michelangelo Dome” (em referência ao Iron Dome de Israel e aos planos de Donald Trump para um “Golden Dome”), irá integrar múltiplos sistemas de defesa para detectar e neutralizar ameaças do mar para o ar, incluindo ataques de mísseis e de drones.

As ações da Leonardo subiram na quinta-feira e acumulam alta de 77% desde janeiro, em meio a um ano de fortes aumentos para as ações de defesa em toda a Europa, à medida que os governos da região elevaram os gastos com defesa.

A BAE Systems, do Reino Unido, subiu 42,7% desde o início de 2025, a Rheinmetall, da Alemanha, 148,9% e a Thales, da França, 63,8%.

O dome da Leonardo será construído sobre o que o CEO Roberto Cingolani chamou de sistema de “arquitetura aberta”, o que significa que ele pode operar em conjunto com os sistemas de defesa de qualquer país.

“Em um mundo onde as ameaças evoluem rapidamente e se tornam cada vez mais complexas — e onde defender é mais caro do que atacar — a defesa deve inovar, antecipar e abraçar a cooperação internacional”, disse Cingolani, durante um evento.

A empresa visa que o projeto esteja totalmente operacional até o final da década.

O CEO da Airbus, Guillaume Faury, disse à CNBC que os protocolos para troca de dados entre países e equipes no campo de batalha ainda eram “bastante limitados”, acrescentando que pode levar uma década para construir o “campo de batalha digital” da Europa.

Saiba mais:
Enviado da Casa Branca diz que Rússia aceitou que EUA e Europa ofereçam garantias de segurança à Ucrânia
Merz, da Alemanha, afirma que a Rússia ameaça a “segurança na Europa”

O impulso de defesa da Europa

Governos europeus se comprometeram rapidamente a aumentar os gastos com defesa, já que os EUA, um aliado chave para o bloco, ameaçaram anteriormente reduzir o apoio financeiro na região.

Em maio, a UE anunciou um programa de 150 bilhões de euros (US$ 173,5 milhões) para fornecer empréstimos de longo prazo aos estados-membros para aquisição de defesa e capacidade industrial. Os membros da OTAN também se comprometeram a aumentar os gastos com defesa e segurança para 5% até 2035 em junho.

A revelação do novo sistema dome da Leonardo faz parte de um movimento de todo o setor por parte das principais contratadas de defesa (defense primes), que as está levando a mudar “o investimento de hardware autônomo para arq uiteturas de comando integradas”, disse Loredana Muharremi, analista de ações da Morningstar à CNBC.

“A guerra moderna é vencida pela rede que pode integrar todas as plataformas em um único ciclo de decisão”, disse ela. “Os vencedores serão os empreiteiros que possuem a camada de rede, não o metal, que capturam atualizações recorrentes e escala.”

Os riscos para o sistema dome da Leonardo incluem atrasos na execução e “dependência dos ciclos de aquisição europeus”, disse Meghan Welch, managing director da Brown Gibbons Lang & Company à CNBC.

As principais contratadas europeias (European primes) também estão competindo cada vez mais com uma classe emergente de startups de tecnologia de defesa na região.

A startup alemã de drones de IA Helsing levantou 600 milhões de euros e dobrou sua avaliação para 12 bilhões de euros em junho, noticiou o Financial Times. A Quantum Systems, que também desenvolve tecnologia de defesa autônoma, anunciou na sexta-feira que triplicou sua avaliação para mais de 3 bilhões de euros após uma captação de 180 milhões de euros.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;