CNBC
Airbus A320

CNBCAmerican Airlines: todas as aeronaves afetadas pela falha da Airbus já foram reparadas

Mundo

Após recall, Airbus enfrenta novo problema, agora na fuselagem de dezenas de A320

Publicado 01/12/2025 • 09:14 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • As ações da Airbus caíram mais de 10% na segunda-feira, após relatos de que a empresa descobriu um novo problema de qualidade em relação a dezenas de aeronaves da família A320
  • As ações estavam a caminho de sua maior queda diária desde junho do ano passado, de acordo com dados da LSEG.

Um novo problema de qualidade industrial relacionado a painéis da fuselagem foi identificado em aeronaves da Airbus. A falha tem atrasado algumas entregas, mas, segundo fontes citadas pela Reuters, não há indícios de impacto em aviões atualmente em serviço.

O caso ocorre após a fabricante informar que a maior parte das cerca de 6 mil aeronaves da família A320 afetadas por uma falha de software no fim de semana já recebeu as correções necessárias.

Saiba mais:
American Airlines: todas as aeronaves afetadas pela falha da Airbus já foram reparadas
Cerca de cem Airbus A320 ficarão fora de operação por tempo prolongado

Em comunicado divulgado na segunda-feira, a Airbus pediu desculpas a passageiros e companhias aéreas pelos atrasos gerados, já que o problema atingiu mais da metade da frota de corredor único e levou empresas a manter jatos em solo durante um dos períodos de viagem mais movimentados do ano.

A diretiva — uma das maiores em 55 anos de história da companhia — ampliou a desorganização para viagens de fim de ano nos EUA e alcançou também a Austrália. O impacto foi especialmente forte na Ásia, onde a família A320 é o principal pilar das operações de curta distância.

A Airbus não comentou o novo caso quando procurada pela CNBC.

As ações da fabricante europeia recuaram mais de 10% na manhã de segunda-feira, após relatos sobre o problema industrial envolvendo dezenas de aeronaves da família A320.

Os papéis listados em Paris chegaram ao fundo do índice Stoxx 600 e eram negociados com queda de cerca de 9,5%, caminhando para a pior queda diária desde junho do ano passado, segundo dados da LSEG.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;