Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
São Paulo estreia no ranking das 30 cidades globais mais promissoras
Publicado 01/12/2025 • 09:40 | Atualizado há 2 meses
OpenAI alerta investidores para declarações “absurdas” de Elon Musk; entenda
Cloudflare adquire mercado de dados de inteligência artificial
Juiz anula decisão de Trump, e companhia retomará projeto eólico em Nova York
Morgan Stanley supera estimativas impulsionado por gestão de fortunas; veja os números
Austrália completa um mês de proibição de redes sociais para menores; veja os efeitos da medida
Publicado 01/12/2025 • 09:40 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Ponte Estaiada é cartão-postal de São Paulo
São Paulo entrou pela primeira vez no grupo das 30 cidades cidades mais promissoras do mundo, segundo o Global Cities Index 2025 da Kearney, ocupando o 28º lugar, superando metrópoles como Montreal, Milão, Buenos Aires e Cidade do México. O avanço marca um salto inédito da capital paulista no cenário internacional e reforça seu peso econômico e estratégico no ranking global.
No topo do ranking global de 2025, nada mudou: Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio e Cingapura continuam ocupando as primeiras posições. Esses centros urbanos seguem como referência mundial em influência econômica, capital humano e conectividade.
O estudo da Kearney considera cinco pilares para compor o índice:
Mesmo com pequenas quedas, diversas cidades do país permanecem no ranking das 158 metrópoles mais relevantes do planeta. O Rio de Janeiro passou do 66º para o 67º lugar; Belo Horizonte recuou do 103º para o 104º; Porto Alegre caiu do 96º para o 101º; e Salvador foi do 108º para o 110º. Recife manteve a 111ª posição, sem mudanças.
O relatório Brand Finance Global City Index 2024 também reforça o avanço internacional de São Paulo. A cidade subiu oito posições e agora aparece na 62ª colocação mundial, tornando-se a “cidade-marca mais forte do Brasil”. O desempenho coloca a capital paulista à frente do Rio de Janeiro, que caiu nove posições e passou a ocupar o 64º lugar no ranking.
A Brand Finance avaliou a percepção de mais de 15 mil pessoas em 20 países, analisando cem cidades em pilares como cultura, ciência, educação, negócios, investimento e reputação internacional. São Paulo se destacou especialmente no eixo “People & Values”, no qual registrou uma das maiores evoluções do estudo: subiu 31 posições e alcançou o 37º lugar global. Entre os atributos mais valorizados estão ser uma cidade aberta e acolhedora (21º), diversa e multicultural (24º), amigável (26º) e divertida (26º).
Saiba mais:
São Paulo inaugura clube de surfe às margens do rio Pinheiros; veja imagens
Biometria é apresentada em São Paulo após testes no metrô de Brasília
São Paulo regulamenta mototáxis por app, mas regras mudam; confira
O relatório também aponta o ganho de força de São Paulo no ambiente econômico. A cidade figura na 59ª posição no pilar de “Business & Investment”, ficando muito à frente do Rio (82º).
Segundo a consultoria, São Paulo se destaca pela atratividade fiscal para empresas (31º), competitividade tributária para pessoas físicas (39º) e pelo forte potencial de crescimento futuro (32º). O conjunto reforça a posição da capital como principal polo financeiro e corporativo da América Latina.
O estudo ressalta ainda que o Rio segue muito reconhecido no exterior por seus ícones culturais — como o Carnaval, considerado o melhor festival cultural do mundo — e pela familiaridade global, na qual permanece à frente de São Paulo. Porém, enfrenta desafios importantes em economia, investimento e governança, fatores que puxaram a cidade para baixo no ranking.
Para a Brand Finance, o avanço de São Paulo reflete um equilíbrio entre dinamismo econômico, diversidade cultural e capacidade de atrair negócios — características que ampliam sua visibilidade internacional e consolidam sua reputação como uma metrópole global em ascensão.
São Paulo também foi apontada como a 18ª melhor cidade do mundo para viver, visitar e investir no 2026 World’s Best Cities Report, realizado pela consultoria internacional Resonance. O levantamento avaliou 270 centros urbanos e selecionou as 100 principais potências globais.
A capital paulista é a mais bem colocada da América Latina, ficando à frente de Buenos Aires (39º), Rio de Janeiro (42º), Bogotá (51º), Cidade do México (30º), Lima (65º) e Medellín (76º). O posicionamento consolida São Paulo como referência regional em dinamismo urbano.
Segundo o estudo, São Paulo se destacou pela combinação de elementos que reforçam seu apelo global. Entre os critérios avaliados, estão:
A publicação destaca que esses fatores ajudam a projetar São Paulo como um polo vibrante, conectado e cada vez mais competitivo entre as grandes cidades do mundo.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
CSN prepara venda de ativos para desalavancar até R$ 18 bilhões em 2026
3
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
4
O que é liquidação extrajudicial? Entenda regime aplicado pelo BC à Reag
5
Lucratividade extraordinária? Fundo ligado à Reag multiplicou patrimônio em 30 mil vezes após operação com Banco Master