CNBC
Pessoa segurando chave de casa

CNBCApartamentos registram aluguéis mais baixos e vacância recorde no mercado nos EUA

Notícias do Brasil

EXCLUSIVO: Nova onda de fintechs deve acelerar crédito digital e IA no mercado, diz CEO da QI Tech

Publicado 02/12/2025 • 21:45 | Atualizado há 26 minutos

KEY POINTS

  • O avanço das fintechs na América Latina — crescimento de 340% entre 2017 e 2023, segundo o BID — impulsiona a expansão da QI Tech, que evoluiu de uma oferta inicial de Lending as a Service para prevenção à fraude, serviços transacionais e administração e custódia.
  • O CEO Emílio Moreira afirma que o crescimento da QI Tech é guiado pela demanda do mercado e hoje tem quatro motores principais: crédito consignado privado, soluções corporativas, custódia e ferramentas antifraude; 70% a 80% da equipe atua em tecnologia.
  • A empresa avalia expansão internacional e novos produtos, como seguros as a service, câmbio e parcerias; Moreira destaca que a IA já automatiza processos antes manuais e permite que empresas ofereçam crédito usando a infraestrutura e a licença da QI Tech.

O avanço das fintechs na América Latina segue acelerado. Entre 2017 e 2023, o número de empresas do setor cresceu cerca de 340% na região, segundo o BID, com o Brasil concentrando quase 60% delas. Nesse cenário, a QI Tech ampliou sua atuação como plataforma de infraestrutura financeira.

Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, o CEO de Administração e Custódia da QI Tech, Emílio Moreira, explicou que a empresa nasceu em 2018 oferecendo Lending as a Service, permitindo que companhias ofertem crédito sem licença bancária. “A gente percebeu uma necessidade inicial dos nossos clientes e, a partir dali, foi construindo uma oportunidade para desenvolver coisas juntos”, destacou. A partir desse movimento, a fintech expandiu para prevenção à fraude, serviços transacionais e administração e custódia.

Moreira afirmou que o crescimento ocorreu de forma orgânica, guiado pelas demandas do mercado. Ele apontou quatro motores atuais: crédito consignado privado, soluções para empresas corporativas, custódia e ferramentas antifraude.

Leia mais:
Senado aprova aumento da taxação de fintechs e bets
Banco Central endurece normas e proíbe fintechs de usarem “banco” e “bank”; veja o que muda na prática

A empresa também avalia oportunidades fora do Brasil, especialmente América Latina, Estados Unidos e Ásia, mas só dará esse passo quando houver demanda concreta. “A cabeça aqui é encontrar uma oportunidade saudável”, afirmou.

O executivo destacou que 70% a 80% da equipe trabalha em tecnologia, o que sustenta a oferta de crédito digital em aplicativos de empresas de telecomunicação, varejo e serviços. Ele explicou que companhias podem usar a licença da QI Tech para operar crédito. “Por meio da infraestrutura e da licença da QI Tech, você pode oferecer crédito sem necessariamente ter uma licença bancária”, disse.

A inteligência artificial já automatiza análises que antes eram manuais, como a leitura de contratos sociais. “Com a inteligência artificial, a gente consegue fazer esse negócio 100% automático”, afirmou. A tecnologia também é aplicada no atendimento e no desenvolvimento de produtos.

A QI Tech avalia novos serviços, como seguros “as a service” e soluções de câmbio, além de possíveis parcerias para ampliar o portfólio.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;