Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Estudo da DeepL: maioria dos executivos preveem que agentes de IA transformarão seus negócios em 2026
Publicado 03/12/2025 • 08:29 | Atualizado há 2 meses
Inabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
Disney domina as bilheterias de 2025 e deve manter a coroa em 2026
Fundadores de startups de IA estão ficando mais jovens; entenda o fenômeno
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Publicado 03/12/2025 • 08:29 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Estamos entrando na era dos agentes de IA. De acordo com um novo estudo da DeepL, empresa internacional especializada em produtos e pesquisas de inteligência artificial, 2026 marcará uma virada decisiva com a passagem da experimentação para a automação inteligente por meio de agentes de IA. A maioria (69%) dos líderes de empresas internacionais espera que a IA baseada em agentes transforme suas atividades no próximo ano.
O estudo ouviu 5 mil executivos na França, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. Os resultados mostram que as empresas se preparam para implantar em larga escala agentes de IA autônomos para processar tarefas analíticas, impulsionar a produtividade e repensar a organização da força de trabalho. Esta pode ser a mudança mais importante no funcionamento das empresas desde o surgimento da computação em nuvem.
“Os agentes de IA não são mais simples campos de experimentação, eles se tornaram inevitáveis”, afirma Jarek Kutylowski, diretor-geral e fundador da DeepL. “O próximo passo consiste em integrá-los ao núcleo dos processos de negócios. Em 2026, os agentes de IA libertarão os funcionários de tarefas repetitivas e demoradas, permitindo que se concentrem no que realmente faz a empresa avançar.”
Agentes de IA transformam as empresas
Após uma fase piloto marcada por casos de uso pontuais, os agentes de IA estão se implantando no centro das atividades corporativas.
Embora quase metade (44%) dos líderes globais preveja que a IA agêntica trará mudanças importantes em 2026, um quarto (25%) já observa essas transformações. Apenas 7% acreditam que os agentes de IA não terão efeito sobre suas atividades, o que demonstra uma adoção rápida.
Os entrevistados relatam três fatores principais que influenciam sua confiança nos agentes de IA: a eficiência e um Retorno sobre Investimento (ROI) demonstrados (22%), a capacidade de adaptação aos processos de negócios das equipes (18%) e o grau crescente de preparação da empresa (18%).
Quanto aos obstáculos para a implementação de um agente de IA, destacam-se principalmente os custos (16%), o grau de preparação da equipe (13%) e as capacidades tecnológicas (12%).
IA como principal motor de crescimento das empresas internacionais
Além dos agentes, estima-se que a IA como um todo será o principal fator de crescimento das empresas em 2026.
Mais de dois terços dos entrevistados (67%) declaram que seus projetos em IA se traduziram em um ROI crescente, e mais da metade (52%) espera que a IA contribua mais do que qualquer outra tecnologia para o crescimento de sua empresa no próximo ano.
A França é um dos mercados onde um grande número de empresas constata uma melhora mensurável de desempenho graças à IA (70%), ao lado do Reino Unido (80%), Alemanha (78%) e Estados Unidos (71%). O Japão aparece mais atrás (35%), sugerindo uma preparação e adoção mais lentas.
É interessante notar que mais da metade (51%) dos líderes internacionais acredita que a IA criará mais empregos do que substituirá no próximo ano, e 52% afirmam que competências em IA serão exigidas da maioria das novas contratações.
Leia mais:
Bolha, empregos, imprensa: os desafios da inteligência artificial em 2026
IAs de voz e linguagem passam de ferramenta para infraestrutura
O estudo da DeepL também destaca como as IAs de voz e linguagem estão se tornando componentes essenciais da infraestrutura corporativa.
Quase dois terços (64%) das empresas internacionais planejam aumentar seus investimentos em IA linguística em 2026 — com o Reino Unido na liderança (76%), seguido pela Alemanha (74%), Estados Unidos (67%) e França (65%) — em um contexto onde a capacidade de comunicar e gerar conteúdo em vários idiomas é essencial para a expansão no exterior. O Japão permanece bastante conservador (38%), sugerindo um avanço comedido, embora com interesse crescente de mais de um terço dos executivos.
A IA de voz, por sua vez, deixou de ser acessória para se tornar indispensável. Mais da metade (54%) dos líderes de empresas internacionais afirma que a tradução de voz em tempo real se tornará indispensável em 2026, contra 32% que a julgam essencial hoje.
As empresas britânicas (48%) e francesas (33%) são as primeiras a adotar ferramentas de tradução de voz ao vivo, enquanto seus pares japoneses permanecem hesitantes (11%).
A demanda é impulsionada pelos progressos da tecnologia de voz em tempo real (46%), pelas expectativas dos clientes (40%) e pela expansão internacional (38%).
“A tradução de voz em tempo real é o próximo avanço na comunicação multilíngue. Quando as pessoas podem se expressar naturalmente e ser compreendidas perfeitamente, a colaboração ganha com isso”, afirma Jarek Kutylowski.
Essas conclusões, que mostram a influência que tais mudanças terão sobre o setor, as expectativas dos clientes e a concorrência, permitem aos líderes de empresas internacionais prepararem melhor a evolução da IA.
Metodologia
Este estudo foi conduzido pela Censuswide em nome da DeepL junto a líderes empresariais nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão. A pesquisa foi realizada em setembro de 2025. A Censuswide segue as regras da Market Research Society e emprega membros desta organização, baseada nos princípios da ESOMAR.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
3
Instabilidade no app do FGC atrasa pedidos de indenização de investidores do Banco Master
4
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
5
Golpe mira beneficiários do FGC: app falso instala trojan bancário em celulares Android