CNBC
Imagem ilustrativa.

CNBCStartup de ex-espiã levanta US$ 60 mi para combater riscos de IA

Notícias do Brasil

Com giro forte, Ibovespa B3 segue em renovação de recordes, perto de 162 mil pontos

Publicado 03/12/2025 • 19:18 | Atualizado há 20 minutos

KEY POINTS

  • Ibovespa renovou recorde de fechamento aos 161.755 pontos, após tocar máxima intradia de 161.963 pontos; commodities, especialmente Vale (+3,23%), sustentaram o avanço, enquanto o setor financeiro pressionou.
  • Expectativa de novo corte de juros nos EUA — estimada em 90% para a reunião do Fed na próxima semana — impulsionou o apetite global por risco e favoreceu ações brasileiras.
  • No cenário doméstico, analistas projetam antecipação do corte da Selic já em janeiro, diante da queda da inflação, enquanto o mercado aguarda o PIB do 3º trimestre, estimado em alta de 0,3%.
O que é o Ibovespa B3?

Foto: reprodução B3

B3 anunciou mudanças nesta sexta-feira (14).

Andando um pouco abaixo do que se viu em Nova York em parte desta quarta-feira (3), o Ibovespa estendeu as máximas históricas intradia e de fechamento, aproximando-se durante a sessão de um novo limiar inédito: os 162 mil pontos. Ao fim do pregão, avançou 0,41%, aos 161.755,18 pontos, novo pico de encerramento, entre mínima de 161.092,81 e o recorde intradia de 161.963,49 pontos. No mês e na semana, o índice sobe 1,69%, ampliando o ganho acumulado em 2025 para 34,48%. O giro financeiro se manteve forte na B3, em R$ 26,0 bilhões.

Carregado pelos carros-chefes de commodities — em especial Vale (ON +3,23%) — e pressionado pelo ajuste negativo nas ações do setor financeiro, com destaque para Bradesco (queda de 2,57% na ON e 2,76% na PN), o Ibovespa defendeu a linha dos 161 mil pontos. O movimento mantém o índice em nível recorde nesta primeira semana de dezembro, depois de encerrar tanto novembro como outubro em máximas históricas.

Leia mais:
Ibovespa B3 bate recorde histórico e fecha acima dos 161 mil pontos pela primeira vez
Ibovespa B3 bate recorde histórico e atinge 161 mil pontos pela primeira vez
Ibovespa B3 cai no primeiro dia de dezembro, mas segue rumo ao melhor ano em quase uma década

Na ponta ganhadora do índice na sessão ficaram Usiminas (+7,59%), Magazine Luiza (+6,14%) e CSN (+5,48%). No campo oposto, Direcional (-2,80%), Assaí (-2,56%) e Eneva (-2,33%), além das duas ações de Bradesco. Entre as blue chips, Petrobras subiu 1,24% (ON) e 0,75% (PN). Em Nova York, os ganhos desta quarta variaram entre 0,17% (Nasdaq) e 0,86% (Dow Jones).

Alison Correia, analista e cofundador da Dom Investimentos, observa que o apetite por risco no exterior é impulsionado pela expectativa de continuidade dos cortes de juros nos Estados Unidos. Segundo ele, a possibilidade de nova redução na taxa de referência do Federal Reserve, na reunião da próxima semana, chega a 90%, o que estimula a diversificação de alocação, inclusive em ações de mercados emergentes.

Correia acrescenta que, no Brasil, a queda sequencial da inflação “joga a favor de uma antecipação de corte” da Selic, possivelmente já em janeiro, apoiando o movimento de busca por ações na B3.

Para Luise Coutinho, head de produtos e alocação da HCI Advisors, a leitura desta quarta-feira sobre o mercado de trabalho do setor privado dos EUA reforçou a aposta em juros mais baixos no fechamento do ano. “O relatório com dados extraoficiais, baseados no processamento de folhas de pagamento, mostrou que as empresas privadas americanas fecharam mais vagas do que o esperado em novembro”, afirma. Com o dado mais fraco, o mercado estima que o Federal Reserve terá espaço para cortar em 0,25 ponto porcentual os juros já na reunião do dia 10.

Antes disso, nesta quinta-feira (4), o foco do mercado local estará no PIB do terceiro trimestre. “O consenso é de um crescimento em torno de 0,3% em relação aos três meses anteriores”, afirma Marco Noernberg, sócio e estrategista de renda variável da Manchester Investimentos. Se confirmado, mostrará que o país continua crescendo, mas com ritmo “um pouco mais desaquecido, especialmente se compararmos com o primeiro semestre”, acrescenta.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;