CNBC
Meta.

CNBCMeta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp

Investimentos

Mercado de ações desaba e vê candidatura de Flávio Bolsonaro como ‘motivo crível’ para correção, diz especialista

Publicado 05/12/2025 • 17:18 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • A confirmação de que Flávio Bolsonaro será o candidato do bolsonarismo em 2026 serviu como gatilho político, mas a queda foi impulsionada por uma correção que o mercado já esperava, segundo o economista Jason Vieira
  • Para o analista, a bolsa vinha acumulando altas com baixo volume e sem janela clara para realização de lucros e o episódio político ofereceu um “motivo crível” para o ajuste
  • Vieira afirma que a motivação real é mercadológica: investidores aproveitam o momento para embolsar ganhos, migrar para dólar e juros e reequilibrar posições após meses de forte valorização

Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC

Jason Vieira, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC

A forte queda do Ibovespa B3 nesta sexta-feira (5) não pode ser explicada apenas pela notícia de que o senador Flávio Bolsonaro será o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar a Presidência em 2026. Para o economista-chefe da Lev DTVM, Jason Vieira, o movimento tem uma “roupagem política”, mas a motivação é essencialmente mercadológica.

Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, ele afirmou que a confirmação do nome de Flávio funciona como gatilho para uma realização que o mercado vinha esperando. “Existe, obviamente, um movimento de curto prazo, a perspectiva de que uma divisão da direita possa facilitar o processo de reconstrução do atual presidente”, disse, citando a possibilidade de continuidade do governo Lula em meio à necessidade de “ajustes fiscais severos” em 2027.

Vieira lembrou que a reação negativa dos investidores também está ligada ao receio de que a divisão do campo da direita fortaleça Lula no ano que vem. “Num espectro político dividido, ele acaba tendo vantagem, fica óbvio”, afirmou. Ele destacou ainda que Flávio Bolsonaro “tem todas as questões jurídicas em cima dele” e seria um “pretenso candidato de telhado de vidro”.

Leia mais:
Trump muda de lado, e Lula se fortalece com prisão de Bolsonaro, diz mídia internacional
Menções nas redes à prisão preventiva de Bolsonaro superam as de julgamento, diz Quaest

Correção já era esperada

Segundo o economista, porém, a explicação mais profunda para a queda do índice está no comportamento recente do mercado acionário. “O mercado local tem a sensação da necessidade de uma correção mais intensa dos ativos, dado que nós vemos uma alta muito forte”, afirmou. Mesmo com o Ibovespa renovando recordes ao longo das últimas semanas, ele apontou que isso ocorreu “com um volume relativamente reduzido”.

Vieira explicou que faltava apenas um gatilho para um movimento de realização. “Ficou faltando alguém botar o dedo no gatilho, mas faltava motivo para botar o dedo no gatilho”. A notícia sobre Flávio Bolsonaro entregou a justificativa.

O economista classificou o episódio como um subterfúgio. “A roupagem, obviamente, é política, mas a motivação pode ser muito mais mercadológica do que a gente está observando agora.”

Questionado sobre a possibilidade de o movimento se limitar à sessão desta sexta-feira, ele ponderou que isso deve depender do ambiente político nos próximos dias. Caso a candidatura de Flávio avance, o processo pode se estender. “Se esse evento vingar, sim, isso pode se tornar uma realização mais contínua de lucros.”

Vieira afirmou ainda que, do ponto de vista do bolsonarismo, a sinalização pode funcionar politicamente. A estratégia, segundo ele, busca “trocar o foco das atenções do que aconteceu lá atrás” e tentar gerar algum ativo político enquanto Bolsonaro segue preso.

Leia mais:
Flávio Bolsonaro confirma que será candidato à Presidência em 2026
Financial Times: ação de Eduardo nos EUA foi desastrosa e acelerou a ruína política de Bolsonaro

Para os investidores, Vieira diz que a postura vista hoje tende a continuar. “Ele [investidor] está aproveitando talvez um momento para realizar lucros, buscar oportunidades”, explicou. A movimentação inclui buscar proteção no câmbio e na renda fixa. “O investidor começa a procurar outros investimentos, acaba indo para o dólar, acaba indo para juros”, afirmou.

Ele destacou que parte das ações vinha subindo sem grande fundamento: “Existem ações […] subindo porque eram opções de liquidez”, disse. Com o gatilho político, investidores aproveitam para “embolsar uma parcela dos ganhos que vieram muito expressivos”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Investimentos

;